Para dar partida nas mobilizações da pré-candidatura verde para o governo federal, o médico sanitarista e pré-candidato do PV a presidentre, Eduardo Jorge, participou, em 18/05, de uma bicicleata seguida de debate ao livre sobre as diretrizes programáticas do Partido Verde para 2014.
A bicicleata partiu do Aterro do Flamengo e foi até os jardins do MAM, onde foi realizado um debate ao livre. O encontro reuniu diversos verdes e contou com participação do pré-candidato a vice Governador do Rio, Roberto Rocco, da presidente do PVRJ, Carla Piranda, do presidente do PV do município do Rio, Jose Augusto Silveira, do representante da executiva nacional PV, Jose Paulo Toffano, do deputado federal Eurico Junior, da deputada estadual Aspásia Camargo, do secretário de Meio Ambiente de Niterói, Daniel Marques, além de representantes da executiva estadual PVRJ e dirigentes municipais do interior do estado do Rio.
“Nosso patrimônio são as ideias”, disse o pré-candidato. Eduardo Jorge pretende rodar as capitais brasileiras para divulgar e discutir as diretrizes do programa do PV até a convenção nacional do partido, no dia 14 de junho. O debate sobre as diretrizes ocorreu ao ar livre nos jardins do MAM. As diretrizes incluem dez temas: Desenvolvimento Sustentável, Reforma Política, Mais Brasil e menos Brasília, Economia Verde, Energia, Previdência Segura, Saúde e Educação, Cultura de Paz, Combate à desigualdade e miséria e Internacionalismo.
Eduardo Jorge diz que tem sido bem recebido pelo eleitorado simpático à causa verde. “Tem gente antiga que está voltando, gente nova chegando. Queremos fazer uma bancada de deputados agora, mas também pensamos no futuro. Queremos um resgate ideológico, a política brasileira desideologiza os partidos”, lamentou o pré-candidato.
A programação verde de Eduardo Jorge fez lembrar a campanha de 1986 no Rio de Janeiro, quando Fernando Gabeira, então filiado ao PT, disputou o governo em aliança com os verdes. Gabeira ficou tem terceiro lugar, mas inovou na forma de pedir votos, com passeios de bicicleta e o “abraço” da lagoa Rodrigo de Freitas. Depois de duas alianças com o PSDB, em 2008 e 2010, os verdes do Rio este ano se aliaram ao PT e lançaram o ambientalista Roberto Rocco candidato a vice do pré-candidato a governador Lindbergh Farias.
Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho tem 64 anos e é filho de paraibanos e baianos. Nascido em Salvador, Bahia, passou a infância e a juventude em João Pessoa, morando em uma praia pouco habitada, a 8 km da capital do estado. Médico sanitarista, foi Deputado Federal Constituinte e teve participação decisiva na legislação constitucional na área da seguridade social (Saúde, Previdência e Assistência Social). Foi Deputado Estadual (1983/86) e Federal (1987/2003), Secretário Municipal da Saúde de São Paulo em 1989/90 com a então prefeita Luiza Erundina e em 2001/2002 com a prefeita Marta Suplicy. Secretário Municipal do Meio Ambiente nas gestões José Serra/Gilberto Kassab (2005/2012). Foi um dos criadores da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), é autor da lei que regulamenta o Planejamento Familiar no Brasil (Lei nº 9263/96) e da Lei dos Medicamentos Genéricos (Lei nº 9787/99).
PV.RJ