O líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA) afirmou hoje na abertura do III CICLO DE ESTUDOS DE GESTÃO MUNICIPAL, direcionado aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos dos 217 municípios no estado, que mesmo sendo o Maranhão, o estado que mais cresce hoje, os próximos quatro anos serão um desafio para aqueles que irão assumir seus mandatos em janeiro.
“Com o fantasma da crise econômica mundial, houve um corte excessivo dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, bem como no repasse para educação e outros setores. Aliado a isso, precisamos enfrentar as dificuldades para participar de licitações, e mesmo em prestar contas”, afirmou o deputado. Ele destacou o apoio da Fundação Herbert Daniel do PV no evento.
Sarney Filho ressaltou que muitos prefeitos são penalizados pela falta de conhecimento das normas e procedimentos na execução de projetos. Por este motivo, a iniciativa do PV em São Luis, que se repete pela terceira vez, é de ajudar a todos, trazendo especialistas de diferentes áreas, para esclarecer dúvidas e mostrar oportunidades. Sarney Filho destacou que o encontro reúne participantes de todas as siglas partidárias.
O presidente do PV, Jose Luiz Pena (SP), falou sobre o crescimento do partido e a consolidação de suas principais bandeiras. Destacou que a defesa do meio ambiente e da sustentabilidade, diante do aquecimento do Planeta, deixou de ser uma agenda de poucos, transformando-se em agenda da própria sociedade.
Pena questionou os rumos da globalização que, no caso do Brasil, tem feito com que o país passe a exportador de matéria prima, como minérios, grãos de soja e de café, sem agregar valor a esses produtos, que, são beneficiados no exterior, são depois importados pelo país.
O deputado Antonio Roberto (PV-MG) também comemorou o crescimento do PV, mas alertou que ele deve ser também qualitativo. O PV não pensa no poder pelo poder, precisamos investir cada vez mais na qualificação dos nossos candidatos eleitos, defendeu.
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, ao falar em nome dos prefeitos, manifestou otimismo, mesmo diante das dificuldades financeiras. Ele lembrou que o Maranhão está recebendo cada vez mais investimentos em diferentes áreas, como mineração, gás e portos. Não podemos esquecer que somos o Estado que mais cresce no país.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos Matos, falou sobre a presença cada vez maior da empresa em programas no Maranhão, que agora conta com uma superintendência própria. Ele destacou, entre os programas que terão prioridade nos próximos anos, a construção de diques na região da Baixada Maranhense, uma das grandes reivindicações do Estado. Matos explicou que com as obras, a região passará a contar com um milhão de hectares para atividades econômicas.
Também participam do evento o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fabio Lenza; secretários de Estado; presidente do PV-MA, Washington Rio Branco; Marcelo Silva/Presidente da Fundação Herbert Daniel, além de parlamentares federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e outras autoridades.
Assessoria de imprensa deputado Sarney Filho