A Câmara e o Senado decidiram colaborar de forma mais incisiva nas ações voltadas para a libertação dos ativistas do Greenpeace que estão presos na Rússia, acusados de pirataria.
Em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA), defendeu uma participação mais efetiva do parlamento. “Precisamos de um caminho alternativo ao que já vem sendo feito pelo Executivo”, declarou o deputado, que estava acompanhado de dirigentes do Greenpeace.
Para o líder do PV, a atuação da sociedade civil organizada em defesa dos direitos difusos e coletivos, tal como o meio ambiente, é atitude louvável. “A atuação pacífica dos ativistas do Greenpeace representa não uma ofensa à soberania de qualquer país, mas sim, preocupação com o bem estar de todos os seres vivos “, afirmou.
Após a reunião, Renan Calheiros anunciou a criação de uma comissão de parlamentares para enviar até a Rússia com o objetivo de interceder pela libertação da ativista brasileira Ana Paula Maciel, presa desde o dia 19 de setembro, durante uma manifestação do Greenpeace.
Além de Sarney Filho, estiveram com o presidente do Senado o presidente do PV, deputado José Luiz Penna (PV-SP); integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e outros ativistas sociais.
Assista o pronunciamento de Sarney Filho após a reunião com o Senador Renan Calheiros
Foto da Capa: (© Igor Podgorny / Greenpeace) //Fonte : Com/Jornal O Estado do Maranhão