O presidente do PV Pernambuco e vice-prefeito da cidade do Paulista, na Grande Recife, tomou posse como novo chefe do poder executivo municipal na última sexta-feira (23). O ato aconteceu após o Supremo Tribunal Federal (STF), através do seu presidente, ministro Luiz Fux, determinar o afastamento do então prefeito do Paulista, Júnior Matuto (PSB) pela segunda vez, em três meses, por improbidade administrativa. Jorge Carreiro já havia ficado na chefia do poder municipal por 17 dias e assumiu novamente o posto até o fim do atual mandato. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi notificado da decisão.
Paulista localiza-se no litoral norte pernambucano e fica distante 18 quilômetros da capital Recife. Ocupa uma área de 102,3 km² e se destaca por ser um pólo diversificado de prestação de serviços e indústria têxtil e química. Com 14 km de faixa litorânea e uma das maiores reservas florestais do estado, as praias e o turismo ecológico são os principais movimentadores do setor de turismo na cidade.
Enquanto prefeito e em relação ao conjunto estadual, Jorge Carreiro pretende levar a Paulista, mesmo em seu pouco tempo de atuação, o resgate de uma história que chegou a se confundir com o nome de Pernambuco – a expansão das Lojas Paulista e das Casas Pernambucanas – e pode ser entendido, também, como reforço da geografia econômica mais uma vez voltada para o Norte, contrabalançando o peso da balança representado pelo complexo industrial-portuário de Suape, no Sul de Pernambuco.