O deputado Penna participou nestas terça e quarta do Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente – Articulação Política pela Sustentabilidade, com a presença de 21 secretários de todo o País. A abertura do evento contou com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que falou do trabalho que vem sendo feito pelo ministério. Ela tocou em assuntos que estão em destaque na agenda ambiental, como Rio+20, licenciamento ambiental, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Código Florestal. Para a ministra, o debate do Código deve se traduzir em segurança ambiental. “A regularização ambiental não pode ser confundida com anistia para desmatadores”, destacou.
As mesas de debate que se seguiram nos dois dias giraram em torno destes temas. No primeiro dia, foram três painéis: um sobre o Código Florestal, um sobre licenciamento ambiental e outro sobre saneamento básico. No segundo dia, foi discutida uma ação global pela sustentabilidade, com foco no Rio+20. Outro tema de debate foi a agenda de sustentabilidade nas grandes competições esportivas programadas para os próximos anos.
As obras para os Jogos de 2012 foram apresentadas como exemplo para o Brasil pela coordenadora associada de sustentabilidade das Olimpíadas de Londres, Judith Skies. Também foram mostradas soluções arquitetônicas inteligentes e sustentáveis, na palestra de Andrew Marchesin, diretor de relações institucionais da Arup, companhia de engenharia responsável pela construção de várias arenas utilizadas em Jogos Olímpicos passados, como o famoso Ninho do Pássaro, na China.
Ao final do encontro, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), convidou os secretários estaduais de meio ambiente a participarem de reunião para definir os termos de uma carta entregue no final do evento aos presidentes da Câmara, Marco Maia, e do Senado, José Sarney.
Fonte: www.deputadopenna.com.br