Deputado destaca importância da medida para a qualidade de vida dos trabalhadores
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22), a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala 6×1, modelo em que o trabalhador atua seis dias seguidos e folga apenas um. Com o aval do colegiado, a proposta avança para a criação de uma comissão especial, onde será debatido o mérito da matéria e os detalhes da mudança na jornada de trabalho.
O deputado federal Bacelar (PV-BA) votou favoravelmente à proposta e destacou a relevância do avanço. Para ele, a discussão representa uma resposta a uma demanda concreta da população por melhores condições de trabalho. “Essa escala de trabalho 6×1 e essa jornada de trabalho de 44 horas semanais prejudicam o trabalhador, impedindo a convivência familiar, dificultando o acesso à educação, comprometendo as condições de saúde e atentando contra a dignidade do trabalhador.”, afirmou o parlamentar.
Relatada pelo deputado Paulo Azi (União Brasil-BA), a proposta teve sua constitucionalidade confirmada pela comissão. Nesta etapa, os parlamentares analisaram apenas a viabilidade jurídica da matéria, sem debater o mérito. Com a aprovação, o texto segue para uma comissão especial, onde serão discutidos pontos como o modelo de transição e os impactos da mudança na jornada de trabalho.





