Movimentos Meu Rio e Salvemos São Conrado levam bandeira do saneamento à praia de Copacabana. A deputada Aspásia Camargo, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, esteve no último dia 8 de setembro, domingo, na mobilização do movimento Meu Rio para pedir 100% de saneamento para o Rio. “É importante vermos a sociedade civil se mobilizar. Chega de remendos.
O Rio precisa de uma política séria de saneamento”, disse a parlamentar que, recentemente, entrou com uma ação no Ministério Público para impedir a Cedae de aumentar as tarifas neste mês. “A Cedae não tem nenhuma regulação e aumenta suas tarifas como quer e bem entende”, explicou ela.
O manifesto foi na praia de Copacabana, entre os Postos 5 e 6, e contou com o apoio do movimento Salvemos São Conrado, que luta para recuperar a balneabilidade do mar neste bairro. A poluição nesta área esbarra nas más condições sanitárias da Rocinha, cujos moradores, inclusive, saíram as ruas reivindicando melhorias na coleta de esgoto da comunidade.
Mobilização na água
A ação do Meu Rio começou na manhã do domingo. Eles montaram uma barraca e estenderam, na areia, uma faixa que dizia “100% de saneamento para o Rio é apenas o básico”. Algumas horas depois, surfistas levaram a faixa para dentro do mar, chamando atenção de toda a praia.
Para Aspásia, esta foi uma ação muito significativa na luta pela melhoria das condições do saneamento no estado e na cidade do Rio. “Como presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia, dou todo o meu apoio ao Meu Rio e ao Salvemos São Conrado”, declarou ela.
Fonte : PV.RJ