O velho, o novo ou tudo junto e misturado. O que vai ser mais importante nas próximas eleições na busca pelo voto?
Para contribuir com o debate, a Fundação Verde Herbet Daniel, do Partido Verde promove nesta terça feira (24.09), a partir das 19 horas, no auditório da sede da Fundação, em Brasília, uma mesa redonda com os especialistas em marketing político Alvaro Lins e Luís Natal .
Acesse e participe desse debate conosco
PapoGreenpeace Fomentar o uso do transporte público e fazê-lo mais rápido e flexível, promover novas formas de usar o carro (carro compartilhado, etc.), regenerar os centros urbanos ou favorecer o trabalho em casa e online e os horários flexíveis, são algumas medidas possíveis
Como incentivar o transporte público se não existe uma política do poder público em transporte coletivo de qualidade?
A utilização desenfreada do automóvel modificou a distribuição modal do transporte urbano, ocasionando a deterioração dos transportes públicos
As cidades têm sido moldadas para atender unicamente ao automóvel, arrastando o transporte público sem prioridade para uma crise de perda de atratividade
O sistema de transporte torna ainda mais pobres os que devem viver afastados dos centros urbanos, não só por pagarem mais caro por seus deslocamentos, mas também porque a oferta de bens e serviços é dispendiosa nas periferias
É importante que o projeto de mobilidade urbana de uma Cidade seja realizado em conjunto com o planejamento do crescimento e do desenvolvimento da cidade
O deslocamento a pé deve ser visto não só como um problema de segurança de tráfego, mas também como uma questão de bem-estar, saúde e qualidade de vida. Os pedestres vêm perdendo seu espaço no meio urbano em favor de outros atores do sistema de tráfego e do ambiente das cidades. Os riscos são evidentes, principalmente nos locais em que fluxos de pedestres e veículos não são claramente definidos, como vias sem calçadas, ou em mau estado de conservação, além de travessias não adequadamente sinalizada.
É necessário incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e deixar o carro em casa, e respeitar o espaço do pedestre, também necessitado de calçadas, mais confortáveis e seguras, protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo.
As metrópoles não são feitas para o principal transporte usado pelas pessoas, os pés. As Cidades não são projetadas para pedestres e isso é um problema que existe em todo o Brasil. Ao andar nas calçadas, disputamos espaço com lixeiras, orelhões, pontos de táxi, degraus, buracos…
Sem investimento? É difícil de resolver. Sem vontade? É mais difícil ainda. Agora se os que tem a caneta na mão acreditam que a mobilidade urbana se limita somente ao transporte por meio de veículos, ai sim fica impossível de resolver.
Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água, energia, e sempre usando materiais renováveis. Algumas idéias para facilitar e melhorar o clima no planeta é criar espaços multiuso para evitar desperdícios, colocar tudo num mesmo bairro e incentivar o transporte alternativo, para diminuir a poluição do planeta e melhor o ecossistema mundial.
Para superar esses desafios é necessário o envolvimento dos cidadãos, governo, organizações sociais e empresas.
Nas cidades sustentáveis dos nossos sonhos, as comunidades são economicamente equilibradas, socialmente justas e ambientalmente corretas, mas, para chegarmos lá, teremos de investir na educação para a sustentabilidade exercitando o “pensar globalmente e agir localmente”, envolvendo sociedade civil, governo e iniciativa privada na gestão participativa das cidades
Em época de imperativa preocupação com o desenvolvimento sustentável, é de se destacar que 2/3 do consumo mundial de energia se dá nas cidades e aproximadamente 75% de todos os resíduos gerados ocorrem nas cidades. Portanto, falar em Cidades sustentáveis é falarmudanças climáticas, aquecimento global A s metrópoles são o grande desafio estratégico do planeta neste momento. Se elas adoecem, o planeta fica insustentável, as metrópoles se reinventam. Se refazem. Por que as metrópoles contemporâneas compactas, densas, vivas e diversificadas nas suas áreas centrais propiciam um maior desenvolvimento sustentável, concentrando tecnologia, novas oportunidades de crescimento, gerando inovação e conhecimento em seu território.
Mas também é o lugar onde há um crescimento desmedido das favelas e do trabalho informal. E é também o palco de transformações dramáticas que fizeram emergir as megacidades do século XXI: as cidades com mais de 10 milhões de habitantes já concentram grande parte da população mundial.
A internet a cada nova eleição ganha importância nessa estratégia, pois é um meio de comunicação dinâmico que permite ao candidato interagir com o eleitor, e isto influencia na hora de sua escolha. Sabendo do alcance cada vez maior da internet, os sites de campanha eleitorais já se tornaram uma prática comum entre os candidatos. Uma campanha eleitoral na internet deve ser feita dentro de moldes para medir e aumentar influência e atrair conteúdo de forma original e positiva. Avatares, coberturas online…
Debate importante e oportuno para todos nós d Partido Verde e ara a população em geral.
Precisamos mais de interatividade.
Um forte abraço,
Ficam falando de endereço eletrônico, crimes cibernéticos e inclusão digital eu nunca vi tanta gente asnática comentando sobre o “A REVOLUÇÃO DIGITAL”.
Gente a ameaças vem do estado que não da segurança a nassas informações o mundo não virtual porque ele exite e esta acontecendo nesse momento e gera resultado o estado só pensa em punir e não organizar, regulamentar de forma clara e objetiva o uso não da internet e se das novas tecnologias digitais, há aplicativos, programas, software e sistemas mais a maioria não tem registro e nem focalizado há uso de redes e sistemas espalhado pelo BRASIL inteiro mais não ha um órgão estatal focalizador ou concelho para verificar se esta utilizando a tecnologia de maneiro correta conforme a legislação brasileira ou international.