Programa é considerado medida de adaptação às mudanças climáticas por proporcionar acesso à água no semiárido. Entrega será nesta sexta.
LETÍCIA VERDI
O Programa Água Doce (PAD) conclui mais um sistema de dessalinização no estado de Sergipe. A comunidade de Aningas, no município de Nossa Senhora da Glória, a 150 quilômetros da capital do estado, será beneficiada com a chegada da água potável nesta sexta-feira, 26 de agosto. O PAD é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com outras instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.
Antes da inauguração do sistema em Aningas, nesta quarta-feira (24/08) ocorrerá, em Aracaju, curso de capacitação sobre atualização da metodologia do PAD para técnicos executores dos convênios, núcleos estaduais e consultores contratados pelos dez estados envolvidos. “Até o momento, temos 120 participantes confirmados”, adianta Solange Amarilis, do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MMA. Na quinta-feira (25/08), acontece a 2ª reunião de acompanhamento da execução do PAD 2016.
A inauguração do sistema em Aningas beneficiará 120 famílias, que receberão 40 litros de água por dia cada, provenientes de sistema de dessalinização alimentado por um poço com vazão de dois mil litros por horas.
A solenidade contará com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Ricardo Soavinski; do coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira; do secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Ferreira das Chagas; da coordenadora estadual do Programa Água Doce de Sergipe, Patrícia Prado Cabral Souza; além de prefeitos e representantes das comunidades que serão beneficiadas.
No estado de Sergipe, outra comunidade, a quilombola de Serra da Guia, no município de Poço Redondo, recebeu o sistema de dessalinização em outubro de 2015. Na ocasião, a moradora da comunidade Josefa de Jesus (foto) comemorou a chegada do sistema, que “melhora os serviços” cotidianos.
A previsão do estado é que mais 23 sistemas sejam inaugurados até o final de 2016. No total, o PAD em Sergipe mobiliza recursos da ordem de R$ 6,6 milhões e beneficiará 75 comunidades em 14 municípios.
SAIBA MAIS
O Água Doce faz parte do Programa Água Para Todos, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, como política pública de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão dos sistemas de dessalinização em comunidades rurais do semiárido brasileiro.
O PAD conta com uma rede de cerca de 200 instituições, envolvendo dez estados (Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco) e parceiros federais.
O Programa foi formulado em 2003, de forma participativa, com a contribuição de diversas entidades que tratam do tema, tanto em nível federal como estadual. Entre os principais parceiros destacam-se o BNDES, Petrobrás, Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Universidade Federal de Campina Grande, DNOCS, ANA e a CPRM.
Até o momento, o programa beneficia cerca de 100 mil pessoas, distribuída em 150 comunidades e já capacitou mais de 600 pessoas, entre técnicos estaduais, operadores e gestores dos sistemas de dessalinização.
SERVIÇO
Inauguração do sistema de dessalinização do Programa Água Doce em Aningas, município de Nossa Senhora da Glória (SE). Na sexta-feira, 26 de agosto, às 10 horas.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227
Fonte: Mistério do Meio Ambiente