Com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o World Resources Institute, o Google e mais de 40 parceiros lançaram o “Global Forest Watch”.
Gratuito, o sistema online de monitoramento de florestas apresenta imagens em alta resolução que possibilitam identificar, quase em tempo real, o ganho e a perda de cobertura florestal anual do planeta. Além disso, reúne informações de satélites em uma plataforma colaborativa (crowdsourcing) e emite alertas para uma rede de parceiros e cidadãos quando a perda florestal é detectada, facilitando a mobilização.
Segundo dados da Universidade de Maryland e do Google, o mundo perdeu 230 milhões de hectares de cobertura florestal entre 2000 e 2012. É como se 50 campos de futebol cheios de árvore desparecessem por minuto ao longo de 12 anos. Os países com a maior perda são Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Indonésia.
“Gerenciar recursos das florestas mundiais é um compromisso local e global, e a tecnologia oferece ao Global Forest Watch uma oportunidade sem precedentes para conectar dados, informações e pessoas, sejam elas gestores de florestas, empresários ou consumidores por todo o planeta”, disse o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner.
Saiba mais em: http://bit.ly/NimKsM
Fonte : ONU Brasil