A influência das redes sociais nas eleições e as ferramentas mais importantes na corrida pelo voto foram algumas das questões discutidas no debate sobre marketing político promovido pela Fundação Verde Hebert Daniel, em sua sede, na noite de ontem, dia 24.
A mesa redonda foi composta por dois especialistas: o jornalista Luis Natal, diretor da Rio Grande Comunicação e Álvaro Lins, diretor da piguara.com, empresa especializada no planejamento de campanhas eleitorais e na atuação política nas redes sociais. O debate foi mediado pelo Secretário de Comunicação do PV, José Carlos Lima.
Logo no início do debate, o especialista Álvaro Lins afirmou que há diferenças na forma da audiência televisiva e na audiência da internet, na segunda o usuário produz conteúdo e interage. Também falou que captar as falhas do adversário e conseguir viralizá-las pode ser catastrófico para a concorrência.
O especialista Luis Natal, por sua vez, defendeu que a TV é o meio onde se constrói a imagem do candidato. A internet, segundo ele, ainda é o espaço da ‘canelada’ pela falta de regulamentação. “Não estamos vendendo mercadoria temos que conquistar a confiança do eleitor. Mesmo com a velocidade das redes sociais, se não houver bom contato e convencer as pessoas, qualquer trabalho não adianta de nada” , comentou o jornalista. Natal também citou a exclusão digital. E afirmou que a televisão e o rádio ainda são os grandes formadores de opinião.
Com uma avaliação diferente, Alvaro Lins argumentou que na TV, os programas duram pouco tempo, já a internet está no ar 24h por dia. Também salientou que nas redes sociais a campanha já começou e que não há espaço para improvisação, o conteúdo deve ser dinâmico e bem apresentado.
O evento foi encerrado com a fala do Presidente do PV, Deputado José Penna: “Meu grande medo com as mídias modernas é repetir McLuhan: O meio é a mensagem. É esquizofrênico tentar salvar o mundo na rede e não tapar um buraco na sua rua, mas apesar do medo do desconhecido eu tenho facebook, site, twitter e TV”.
Fonte : Secretaria de Comunicação c/assessoria