O Partido Verde sempre incentivou e apoiou a presença de mulheres em seus quadros de filiados, entre dirigentes partidários e agora nacomposição das chapas que concorrem nas eleições municipais.
Em Curitiba, por exemplo, dos 23 nomes que compõem a chapa Verde, 8são mulheres. Na Coligação ‘Curitiba Pode Mais’ (PDT, PT e PV) de Gustavo Fruet- Prefeito de Curitiba, o número de mulheres do PV ultrapassa a cota de 30%estabelecida pela legislação eleitoral para a alternância de gênero.
A presidente estadual do PV,deputada federal Rosane Ferreira, destaca a cidadania feminina como um dos 12valores que fundamentam o estatuto do PV.
“Nosso ideário prevê maiorparticipação e maior afirmação da mulher e da sensibilidade feminina, combate a todas as formas de discriminação machista ou sexista e a construção de umacomunidade mais harmônica e pacífica”, enfatiza.
Rosane foi a primeira mulhereleita pelo PV em 2007 para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Em2010, conquista o mandato de Deputada Federal e é a primeira mulher a compor abancada verde na Câmara.
“Temos uma mulher na presidênciada República, em diversos ministérios e cargos importantes e estratégicos doGoverno Federal e do Judiciário. No Legislativo, a presença da mulher ainda épequena e de baixa visibilidade, embora sejamos metade do eleitorado”, avalia.
Nas próximas eleições municipais,dezenas de mulheres verdes estarão na disputa em todo o Estado para cargos majoritários eproporcionais. Para Rosane, “ampliar a participação feminina é fundamental paraconstruir uma sociedade justa e solidária”.
Fonte :Assessoria de Imprensa do Partido Verde do Paraná