Deputados, senadores e membros do Partido Verde reuniram-se na rampa do Congresso Nacional, em Brasília, nesta terça feira (24) para protestar contra o texto do novo Código Florestal Brasileiro. O texto, que tem como relator o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que sofreu diversas modificações desde que veio do Senado, poderia ou não ter tais alterações aprovadas pelos deputados. Se aprovado, o Código será encaminhado para a presidente Dilma Rousseff vetar ou aprová-lo. O texto deve começar a ser votado nesta quarta feira.
De acordo com o Presidente Nacional do Partido Verde, Deputado José Luiz Penna (SP), a bancada do PV está atenta ao futuro do Código Florestal. “Hoje nós começamos a fazer uma movimentação pelo Brasil para sensibilizar a sociedade para pressionar a presidente a vetar, isso significa que nós não temos esperança aqui dentro, porém o PV está atento e vamos lutar pela campanha “VETA DILMA!”, declarou Penna.
Dentre as mudanças que mais chamam a atenção e revoltam os ambientalistas está a ausência de áreas de reflorestamento nas margens dos rios. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão, este é o código da anistia. “O PV perdeu quando o Código foi para Câmara, depois foi para o Senado onde, indiscutivelmente, o texto avançou em alguns pontos, porém o deputado Paulo Piau andou para trás novamente e transformou o Código Florestal em Código da Anistia”, desabafou.
O Deputado Federal e líder da Bancada do PV na Câmara, Sarney Filho (MA), foi ainda mais enfático ao declarar sua visão sobre o novo Código: “a votação de hoje talvez seja uma das votações que pior resultado trarão ao país. É um retrocesso na legislação ambiental”.
Fonte : Blog da FVHD