Começou ontem (28), em La Paz (Bolívia) a XIV Assembleia Anual da Federação dos Partidos Verdes das Américas. Delegações de 10 países das Américas estarão reunidos até o dia 30, quando será eleita a nova direção da FPVA, composta por 3 co-presidentes. O evento conta também com a participação de verdes dos 5 continentes, membros da Coordenação do Global Greens (organização que reúne 80 partidos verdes em todo o mundo).
A delegação brasileira está composta por Fabiano Carnevale (Secretário de Relações Internacionais), Julia Dupprè (Secretária Nacional de Juventude) e Salvador Arnoni (Presidente municipal do PV-São José dos Campos e Porta-voz da Bacia 8 de SP). O início do evento foi marcado pela formalização da aliança entre o Partido Verde da Bolívia e a CONAMAQ, organização política que reúne 16 povos indígenas do país.
Homenagem – O ex-Secretário de Relações Internacionais, Marco Antonio Mroz, foi homenageado durante o evento pela sua colaboração na formação do Partido Verde da Bolívia.
Uma certa verdade inconveniente – Um dos temas mais marcantes do primeiro dia foi o relato dos integrantes da CONAMAQ sobre a construção de uma estrada que vai cortar a reserva indígena Tipnis. A estrada é financiada pelo governo brasileiro, através de recursos do BNDES e faz parte do projeto de ligação do Brasil ao Pacífico.
Descrevendo situações de falta de diálogo e repressão aos movimentos de resistência à construção da estrada, os indígenas expuseram um problema que ultrapassa as fronteiras bolivianas e atinge diretamente o governo brasileiro e sua política externa voraz. A delegação brasileira se comprometeu a iniciar uma mobilização junto a parlamentares e filiados para provocar o governo federal a se pronunciar sobre o caso.
(Fabiano Carnevale, de La Paz) //Fotos: Julia Dupprè.