A decisão do governo do Rio de Janeiro de devolver o prédio do antigo Museu do Índio às lideranças indígenas foi comemorada pela bancada do PV na Câmara dos Deputados. A decisão foi divulgada em nota semana passada, pela Secretaria Estadual de Cultura, e os trâmites para devolução já foram iniciados.
Para os verdes a devolução é uma demonstração de preservação e respeito e aos índios. “O prédio tem valor histórico e é um símbolo da luta do Brasil em defesa da cultura indígena”, defendeu líder Sarney Filho (MA).
Desde a decisão do governo do Rio de demolir o prédio, a bancada do PV saiu em defesa do local. Em novembro de 2012, o líder, deputado Sarney Filho (MA), ao tomar conhecimento do projeto de demolição do prédio, encaminhou imediatamente ofícios à Presidência da Câmara dos Deputados, à presidente Dilma Rousseff e ao governador Sérgio Cabral destacando a importância histórica do prédio e solicitando o seu tombamento.
O prédio do antigo Museu do Índio foi construído no século 19 e abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo marechal Cândido Rondon. Transformado em museu, o local teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro. O governo do Rio cogitou demolir o prédio, como parte das obras de reforma do Maracanã, mas, depois dos protestos, desistiu e chegou a planejar a instalação de um museu olímpico no local. Apesar do valor histórico e cultural para os povos indígenas, o prédio não era tombado pelos órgãos municipal, estadual ou federal de preservação do patrimônio.
Fonte : Liderança do PV