O parlamentar destacou a importância da preservação do bioma e valorização das comunidades tradicionais
O deputado federal Prof. Reginaldo Veras homenageou os povos do Cerrado durante sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (4). O parlamentar destacou o papel das comunidades tradicionais na preservação do bioma e anunciou o encaminhamento da “Carta do Cerrado” à presidência da Casa. “Essa carta será levada oficialmente pelo nosso gabinete ao presidente desta casa, Hugo Motta”, afirmou.
Durante a sessão, a cacica indígena Valdelice Veron Kaiowá apresentou a “Carta do Cerrado”, que propõe ações como a proteção dos territórios tradicionais, o fortalecimento da educação baseada nos saberes locais e o reconhecimento do Cerrado como patrimônio cultural e ambiental da humanidade. A proposta também alerta para os impactos do desmatamento e da especulação fundiária.
Ao encerrar sua fala, Veras defendeu um modelo de desenvolvimento que una preservação e justiça social. “A gente quer um Cerrado que sirva à sociedade e à produção econômica, mas sempre com respeito ao meio ambiente, às águas e aos povos que aqui vivem, principalmente os povos tradicionais, que já nos ensinam como fazer essa exploração com preservação das características naturais.”
A sessão solene marcou o fim do Seminário Agenda 2030 e os Povos do Cerrado, que aconteceu nos dias 2 e 3 de julho, no Memorial Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Debates e plenárias resultaram na Carta do Cerrado.





