Deputado reforça importância da busca ativa para reinserção de alunos e critica resistência ao debate por parte de parlamentares
Durante a reunião da Comissão de Educação desta terça-feira (17), o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) voltou a defender seu projeto de lei que trata da busca ativa de alunos em situação de evasão escolar. O texto, que propõe a inclusão da medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), chegou a constar na pauta da comissão, mas foi retirado a pedido do relator. Ainda assim, Veras fez questão de destacar a importância da proposta e pediu atenção dos colegas parlamentares.
Em sua fala, o deputado lembrou que o projeto já havia sido discutido em reunião anterior, quando foi objeto de pedido de vistas. “Peço mais uma vez aqui que se seja lido com muita clareza o que nós estamos propondo, para fazer a contra-argumentação àqueles que estão com medo desse projeto”, afirmou. Veras destacou que a medida é simples, mas com grande impacto social e educacional, ao propor ações concretas do Estado para localizar e reintegrar alunos que abandonaram a escola. “Estamos falando de uma medida absolutamente simples, de impacto gigantesco, fruto dos muitos alunos que evadem por inúmeros motivos e o Estado não fica sabendo”, completou.
O parlamentar ainda fez questão de diferenciar a proposta da pauta do homeschooling, ressaltando que seu projeto não interfere nesse debate, já em discussão em outros espaços. “Peço até, com carinho, que a deputada Chris Tonietto analise, veja que isso aqui não tem impacto nenhum na questão do homeschooling, que será tratado por outra legislação, como já determinou o STF”, explicou. Por fim, Veras expressou expectativa de que o projeto volte à pauta e seja votado consensualmente na próxima reunião da comissão.





