Deputado defende vestibulares adaptados para garantir acesso à universidade na terceira idade
A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei 468/2024, de autoria do deputado David Soares (UNIÃO-SP), com parecer favorável do relator Prof. Reginaldo Veras (PV-DF). A proposta altera o Estatuto da Pessoa Idosa para assegurar mecanismos de ingresso no ensino superior voltados especificamente para esse público.
Para Veras, o projeto representa uma iniciativa importante de justiça social e inclusão. “A iniciativa, além de visar a igualdade de oportunidades de acesso para esse público, promove a valorização das pessoas idosas, reconhecendo o seu valor intelectual, sua sabedoria acumulada, sua experiência de vida e seu potencial para seguir contribuindo para a sociedade, agora com formação em nível superior”, afirmou. O deputado ressaltou que, embora simples, o projeto regulamenta práticas que algumas universidades já adotam, como a Universidade de Brasília (UnB), referência nacional nesse processo.
“Esse projeto de lei é simples e interessante, na verdade ele regra o que já vem acontecendo na prática”, destacou Veras. Ele também mencionou iniciativas como a Universidade do Envelhecer, da UnB, que oferece formação em gerontologia para pessoas com mais de 45 anos. Ao final de seu parecer, o deputado votou pela aprovação da proposta e reforçou a importância de adaptar os processos seletivos às necessidades da população idosa.





