Esse artigo faz parte da série de relatos sobre o IV Global Greens, o encontro internacional dos partidos verdes, ocorrido de 30/3 a 2/4 na cidade de Liverpool, Inglaterra.
Uma das maiores forças do movimento ecologista internacional, é a pujança do feminismo presente na nossa composição. Mariana Perin e Carla Piranda representaram esse PV mulher que tanto nos faz bem. Representando as mulheres verdes do mundo na plenária final, Mariana, nossa Secretária Nacional de Juventude fez um desses discursos que só podemos agradecer, refletir e reproduzir:
“Estou muito honrada em representar o grupo de mulheres verdes de todo o mundo, o Global Greens Women’s Network.
Durante o Global Greens 2017, nosso congresso, muitas mulheres de todo o mundo trocaram muitas experiências inspiradoras, que nos motivaram muito.
“A questão que temos em comum é que consideramos que a Politíca Verde é feminina.” Se você não acredita em paridade de gênero e se você não apoia mulheres na sua organização ou partido, você não é um político ´verde´.
Como não se sentir tocada pela experiência de Dorothy, da Uganda? Dorothy desabafou que não há apoio da população em geral, às mulheres agentes políticas.
Ao mesmo tempo, ouvir experiências como a de Terry, que hoje é uma parlamentar que nos inspira a alcançar o poder e nos envolver profundamente na política. Ela nos faz compreender que as mulheres precisam concorrer eleições para lutar pelo direito feminino dentro de nossos poderes legislativos.
Passamos neste momento por uma onda conservadora. Somente se apoiarmos e incentivarmos candidaturas femininas, seremos capazes de executar e alcançar a política verde de fato. Portanto, nosso Grupo de Mulheres Verdes de Todo o Mundo está neste momento lembrando a todos vocês que, como militantes verdes, devemos apoiar a ocupação feminino em nossos importantes espaços de poder. Você nasceu de uma mulher. Seja grato.
E irmãs, nós sabemos que comandamos o mundo. Frida Kahlo nos disse certa vez que as mulheres não precisam de pés para correr; nós já temos asas para voar.”
—
Fabiano Carnevale é Secretário de Relações Internacionais do Partido Verde, Co-Presidente da Federação dos Partidos Verdes das Américas e membro da Coordenação da Global Greens.