Os moradores da cidade de São Paulo enfrentam, desde o começo do ano, clima quente com temperatura média de 31,3 graus Celsius (°C) – quatro graus acima da média histórica (28°C), segundo acompanhamento feito pelo 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista.
Apesar das pancadas de chuva que atingiram bairros das zonas leste, norte e sul, entre a tarde e o começo da noite de terça-feira (21), o desconforto provocado pelo calor foi grande em toda cidade. Na madrugada de quarta-feira (22) os termômetros marcavam 22,6ºC, segunda maior marca do mês, inferior apenas à registrada em 3 de janeiro (24,2ºC).
Segundo o meteorologista Franco Villela, os primeiros 20 dias do ano foram os mais quentes para esse período desde 1961 e se for mantida a média acima dos 30ºC até o encerramento do mês, janeiro de 2014 vai bater recorde com maior nível térmico registrado desde 1943.
“A principal razão para termos essas temperaturas tão elevadas é que as frentes frias não conseguem avançar para a região”, esclareceu Villela.
Para hoje, a previsão do Inmet é que a temperatura máxima alcance 33ºC. As pancadas de chuva devem ser mais abrangentes e com maior intensidade, podendo ocorrer enxurradas. O calor, porém, deve continuar nos próximos dias.
Fonte: Agência Brasil