Arte: William Silva
|
Estande do governo federal reúne experiências em conservação e uso sustentável da biodiversidade. Evento começa nesta quinta-feira.
Brasília (23/05/2018) – Políticas públicas voltadas à conservação e uso sustentável da biodiversidade serão apresentadas pelo governo federal no Green Rio 2018, evento internacional voltado à economia verde, realizado de amanhã a sábado, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). O Green Rio é um espaço de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes dos setores produtivo, orgânico e sustentável.
O estande do governo federal vai reunir as experiências dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). No espaço, haverá exibição de vídeos, rodas de conversa, exposição e degustação de produtos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade, lançamento de publicações e da Campanha Permanente ‘Produto Orgânico – Melhor para a vida’.
A Política de Garantia do Preço Mínimo para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o Plano Nacional para a Promoção dos Produtos da Sociobiodiversidade (PNBSB), o Plano Nacional de Fortalecimento das Comunidades Extrativistas e Ribeirinhas (Planafe) e a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) também serão destaque no evento. “São políticas de caráter interministerial que fortalecem as comunidades extrativistas e ribeirinhas”, afirma a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Juliana Simões.
A secretária explica que as iniciativas apresentadas pelo MMA mostram que os produtos oriundos da biodiversidade impulsionam a economia, seja na agricultura, nos serviços ou na indústria, principalmente no setor de farmacologia. “O Green Rio é um momento importante para discutir, entre representantes do governo, academia e setor produtivo, formas de se aliar a promoção de negócios aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas”, destaca.
DISCUSSÕES
Dirigentes das pastas vão participar de discussões em painéis e mesas redondas que terão como convidados especiais a Eco Chef Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva, e o ator e produtor orgânico Marcos Palmeira. Os temas abordados serão: Orgânicos e Indústria – Qual o futuro?; Uso e conservação da biodiversidade, Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios – O Novo Marco Legal do Brasil; Energias Renováveis – Cenário, participação de cooperativas e da Agricultura Familiar; Bioinsumos; e Cadeia de Fitoterápicos e Agricultura Familiar.
Por: Waleska Barbosa/Ascom MMA
Fonte: MMA