Na última quinta-feira (17), a Câmara dos Deputados nomeou a comissão especial que vai analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para acompanhar os 65 deputados indicados para a comissão, o movimento Vem Pra Rua criou uma ferramenta on-line. Confira aqui o site! –
De acordo com o movimento, o Mapa do Impeachment foi idealizado para mobilizar a sociedade civil em prol do impeachment da presidente Dilma Rousseff, deixando clara a posição dos parlamentares sobre o assunto. “O impeachment da Presidente Dilma é uma vontade popular – e assim, o Movimento emprestará seu apoio aos parlamentares que já se manifestaram a favor do mesmo, cobrará os indecisos e, principalmente, exporá os que são contrários ao impeachment, para que os eleitores possam conhecer suas posições”, explica descrição no site.
Desenvolvido pela equipe de tecnologia do movimento, o Mapa do Impeachment é resultado de trabalho de pesquisa e cruzamento de diversas fontes de dados públicos, entre elas a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, o IBGE, o Registro.br, além do site de busca Google e das redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. No site, os parlamentares são classificados de acordo com suas opiniões sobre o impeachment.
O portal mostra também a interação que os usuários podem ter com eles. Se determinado parlamentar está indeciso com relação ao impeachment, é possível entrar em contato com ele para cobrá-lo por seu posicionamento. “Com as informações que já são públicas, é inaceitável um parlamentar não se posicionar. Use os dados do parlamentar para escrever a ele, telefonar, postar nas suas redes sociais, cobrando seu posicionamento”, explica a página. Já se os parlamentares forem contrários ao impeachment, o usuário pode denunciar esta realidade a quem quiser: sua rede de amigos, mídias sociais, etc. Você pode ainda entrar nas redes sociais do parlamentar para expressar sua opinião.
No caso dos parlamentares favoráveis, o site permite o apoio em redes sociais. Funcionamento O site aponta que um bom começo para utilizar a ferramenta é acessar os parlamentares do seu estado, cobrar posicionamento dos indecisos, e questionar os que estão contra. “Você também pode ver o número de votos que cada parlamentar teve na cidade em que você mora.
Isso mostra os redutos eleitorais dos candidatos. Lembre-se que a opinião dos parlamentares em seus redutos eleitorais tem muito valor para eles”. Para as pessoas sem tempo, a opção sugerida pelo site é ir direto para a Bola da Vez. É só clicar no parlamentar destacado e entrar em contato com ele por qualquer dos meios que o Mapa oferece: telefone, e-mail, Facebook, Twitter, etc. “Sempre que tiver 5 minutos livres e quiser exercer cidadania, cobre de um político seu posicionamento”, afirma o movimento.
Fonte : Contas Abertas