Partindo do princípio que a gente só ama o que conhece, o resgate da verdadeira história do Brasil e dos nossos atores é primordial para o nosso sucesso enquanto nação. Em homenagem àqueles que são responsáveis por contar a nossa história, será realizada no próximo dia 21 de Agosto, uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Historiador.
A homenagem foi solicitada pelos deputados federais Enrico Misasi (PV-SP) e Lafayette de Andrada (PRB-MG), sendo uma atividade da Comissão Especial Curadora em Comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, coordenada pelo deputado Misasi. O evento que acontece no plenário Ulysses Guimarães, a partir das 11 horas.
A data é comemorada oficialmente no dia 19 de Agosto. Instituída em 17 de dezembro de 2009 por meio da Lei nº 12.130, é uma homenagem ao pernambucano Joaquim Nabuco, que nasceu em 19 de agosto de 1849 e tornou-se diplomata, escritor e um dos grandes historiadores do Brasil. Durante a vida, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
“Joaquim Nabuco, político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro que merece ser homenageado pela sua relevância na nossa história. Ele representa uma das figuras mais importantes do movimento abolicionista no Brasil em prol da libertação dos escravos. Sendo membro do Instituto Histórico Brasileiro e um dos criadores da Sociedade Anti Escravidão Brasileira (1880) e da Academia Brasileira de Letras (1897), do qual foi fundador da cadeira nº 27”, esclareceu o deputado Misasi.
Ainda durante o evento será anunciada uma parceria entre a Edições Câmara e a Academia Brasileira de Letras para publicação de títulos inéditos de valorização da história brasileira.
Livro
Na ocasião, haverá lançamento da publicação “Minha Formação”, de Joaquim Nabuco, e visita inaugural à exposição sobre José Bonifácio, que ficará montada no corredor de acesso ao Plenário até o dia 6 de setembro.
Concursos
Durante a Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Historiador será anunciado o resultado dos concursos de desenho e de redação com o tema “José Bonifácio: um homem da política e da ciência”. O concurso contou com a participação de crianças e adolescentes da rede pública.
Estatueta
Em homenagem aos 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada e Silva ao Brasil, ainda será inaugurado um busto em homenagem na entrada das escadas rolantes, ao lado do Espaço Mário Covas.