Deputada federal Leandre, que propôs a realização do seminário, também fará palestra de abertura do evento
A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (04), o primeiro Seminário Internacional sobre Educação e Saúde na Terceira Idade. Participantes da UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) de todo o País já confirmaram a presença. A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), autora do requerimento aprovado para realização do seminário, fará a palestra de abertura. O seminário é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e está marcado para as 9h no Auditório Nereu Ramos.
O temas principal do primeiro Seminário Internacional sobre Educação e Saúde na Terceira Idade são os avanços e retrocessos dos 15 anos do Estatuto do Idoso. Mas outros pontos, específicos, também serão tratados no encontro, como saúde, educação, assistência social, serviços e o mercado de trabalho para a população idosa. Uma mesa redonda, por exemplo, vai debater a educação permanente e as universidades da Terceira Idade espalhadas pelo país.
Para Leandre, a educação ao longo de toda a vida deve ser estimulada, porque as vantagens para os idosos já são comprovadas. “O quanto de benefício traz pras pessoas a manutenção delas dentro de um ambiente escolar, acadêmico, né, retardando processos inclusive de doenças como o Alzheimer, demências, é um processo extremamente importante, é uma iniciativa muito importante”, afirma a deputada paranaense.
O seminário também terá uma palestra sobre com o tema “Os desafios atuais do envelhecimento”, com Ricardo Iacub, da Universidad de Buenos Aires, na Argentina. Ele é doutor em psicologia pela Universidad de Buenos Aires.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Via Leandre.com.br