O Partido Verde entrevista o Coordenador da Região Nordeste II do PV e Secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa/PB, Denis Soares dos Santos
A Semana da Cultura Nordestina começa no dia 2 de agosto, data da morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A cultura da região é diversa, conta com culinária, artesanato, folclores, músicas, danças, Carnaval e, claro, São João, festas juninas que duram 30 dias nos nove estados que compõem o Nordeste brasileiro.
A cultura além de reforçar e trazer orgulho para a identidade do povo nordestino também é importante para a economia local. De acordo com o coordenador da Região Nordeste II do Partido Verde (PV) e secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa/PB, Denis Soares dos Santos, em Campina Grande/PB, gera mais emprego e renda que a maior data do comércio no Brasil. “Movimenta quase que o dobro que o Natal na cidade. O Natal é um dia e lá são 30 dias de festa. Então, a economia é muito pulsante, tanto na questão hoteleira, mas também com pequenos produtores e comerciantes”, afirma o coordenador.
Além do secretário, o prefeito da capital da Paraíba, Luciano Cartaxo, também é do PV. Santos reforça que o Partido é defensor da economia criativa. “Para vocês terem ideia, João Pessoa é considerada uma cidade criativa, nós temos vários prêmios de criatividade. E, com essa pandemia, foi necessário distribuir várias cestas básicas para músicos. Nós apoiamos todas essas culturas populares. Não é uma identidade do Nordeste, é uma identidade, hoje, do Brasil”, ressalta.
O secretário explica que devido à pandemia as festas foram canceladas este ano e que afetou muito a Paraíba. “Aqui é a terra de Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeon, Elba Ramalho, Zé Ramalho. Então, é muito forte a nossa cultura. A gente sentiu muito a falta dessa festa, tanto economicamente, como afetivamente. Houve até várias lives, mas não é a mesma coisa. Aqui, para se ter uma ideia, você junta 100 mil pessoas dançando agarradinhos, isso não tem preço. Com essa pandemia era impossível fazer isso”, conclui.