Secretárias verdes estaduais se reuniram nesta quinta, 27 e sexta, 28, na sede do Partido Verde, em Brasília, para o segundo Encontro Nacional do PV Mulher. O objetivo do evento foi o lançamento da cartilha do PV Mulher, a continuidade do processo de formação e o estabelecimento de metas para as próximas eleições.
A cartilha do PV Mulher enfatiza as ações a serem realizadas visando a participação de mais mulheres na política partidária e a inserção e o engajamento nas esferas de poder. Nena Duppré, secretária estadual da mulher no Rio de Janeiro acredita que seja fundamental a sistematização das orientações para a ação. “A cartilha é algo palpável e serve como um poderoso instrumento que nos orienta”, diz Duppré.
O objetivo das palestras foi o de fomentar as mulheres a participar do processo político, acreditando que trazendo informações aguça a vontade de agir efetivamente no processo eleitoral. A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, abriu as palestras falando sobre a importância e o empoderamento da mulher na política. A vereadora de Teresina (PI), Teresa Britto, foi a seguinte, e falou de sua experiência exitosa de três eleições consecutivas e de financiamento de campanha. Neste instante, as participantes puderam relatar e ouvir experiências exitosas de todas as presentes. Patricia Kranz encerrou os trabalhos do dia 27 expondo a importância da aplicação da Agenda 21, inclusive de forma transversal.
No dia 28 os trabalhos tiveram início com a fala do presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna. Seguiram-se então a fala do secretário nacional de formação, José Paulo Toffano, sobre o FIB (Felicidade Interna Bruta). Ele ressaltou a importância da introdução de um novo indicador sistêmico que não leve em conta apenas questões materiais. Melissa Mello Souza, líder do partido democrata americano no Brasil, contextualizou os últimos acontecimentos de protestos no Brasil, comparando com a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos.
Os trabalhos foram encerrados com a secretária nacional da mulher, Shirley Torres, coordenando o estabelecimento das metas junto às participantes do evento. Ela ressaltou a presença dos estados, da discussão política de alto nível, além do entusiasmo provocado pelo encontro. “Tivemos uma boa participação, com 21 estados presentes, os temas foram muito bem aproveitados e provocaram uma intensa troca de ideias e percebemos que todas voltaram para casa com muita vontade de fazer acontecer. Nossos objetivos serão alcançados, e com alegria”, ressaltou Torres.
Fonte : PV Mulher