Em encontro com a presidente Dilma Roussef, no último dia 4, o líder do Partido Verde na Câmara, deputado Sarney Filho (MA), manifestou sua preocupação com os cortes de verbas federais repassadas aos municípios. Ele citou o caso específico da portaria 1495, que revogou outra portaria, a 1360-A, diminuindo o complemento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). No Maranhão, por exemplo, o valor passou de R$ 696 milhões para R$ 199 milhões.
“Prefeitos de todo o país reclamam da queda no FPM nos últimos quatro anos e, principalmente, da decisão do Governo Federal de não reduzir a complementação do Fundeb, que beneficia nove estados brasileiros”, argumentou o parlamentar, ao tempo em que afirmou que a presidente mostrou-se bastante preocupada com os dados apresentados.
No mesmo dia, Sarney Filho encontrou-se com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para também tratar das dificuldades que os novos prefeitos irão enfrentar em 2013. “A maioria dos prefeitos terá pela frente a situação mais difícil dos últimos anos, com a queda na arrecadação e o aumento das obrigações, mas acredito que o Governo Federal irá encontrar caminhos para contornar os problemas”, disse o líder durante a reunião que contou com a presença de mais de 40 prefeitos.
Para o deputado, com o esvaziamento de suas receitas, os prefeitos precisam consolidar parcerias. “A parceria com o Governo Federal talvez seja a mais importante para viabilizarmos uma boa gestão”, disse.
Fonte : http://www.bancadaverde.org.br