O líder do Partido Verde e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), participou na terça-feira, 10, com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, do plantio de mudas típicas do Cerrado no Bosque dos Tribunais, em Brasília. Durante a cerimônia, o deputado falou sobre a importância da iniciativa, diante da grave crise hídrica na região Sudeste do país.
“A falta de água é uma realidade hoje, vista também em grandes metrópoles. Talvez o Brasil seja o primeiro grande país do mundo, tirando aquelas pequenas ilhas do pacifico que já estão sendo inundadas, a sofrer as consequências das mudanças climáticas. Isso vem ocorrendo não apenas pelo aquecimento global, mas pelos maus tratos que os nossos biomas receberam ao longo dos anos”, alertou Sarney Filho.
O parlamentar disse que a crise da água é uma das principais preocupações da Frente Ambientalista. “Iniciativas como esta são um caminho a seguir para conscientizar a população sobre a importância de preservação dos nossos biomas”, enfatizou.
Ele explicou que as matas ciliares que protegem os rios têm papel fundamental na manutenção dos cursos da água. “Ocorre que as matas que preservam as nascentes, principalmente na região Sudeste, estão sendo negligenciadas. Só temos hoje 7% da cobertura original da Mata Atlântica. E o Cerrado, considerado o berço das águas, sofre um desmatamento desenfreado, correndo o risco de ser extinto”, afirmou, concluindo que, “se nada for feito, e isso pesquisadores e ambientalistas já alertaram, as populações que vivem em áreas de Cerrado também irão enfrentar os mesmos problemas que atingem hoje São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas”.
Fonte e foto: assessoria do deputado Sarney Filho