O líder do Partido Verde e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), volta a integrar, no início da 55ª legislatura, a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional. A comissão, criada em 2008 por iniciativa de Sarney Filho, destina-se a acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.
Devido ao reconhecimento de sua atuação junto à sociedade civil organizada e à classe científica ligada ao tema e seu de papel como articulador político em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, o parlamentar maranhense tem participado do colegiado, repetidamente, como membro titular.
Será realizada no final deste ano, em Paris, a COP 21, uma grande conferência internacional, com o objetivo de construir um acordo global sobre mudanças climáticas. Sarney Filho avalia o momento por que passa o país, sob uma crise hídrica de grandes proporções, como uma oportunidade para estender ao conjunto da sociedade a discussão sobre a questão do clima. Segundo ele, “a escassez de água, que vem causando transtornos à população de diversos estados, tem três causas principais: o desmatamento, a má gestão e as mudanças climáticas, que interferem no regime das chuvas”.
O deputado prevê que “o Brasil poderá ser o primeiro País – excetuando as ilhas do Pacífico, que estão sendo cobertas pela água – a sofrer uma crise ambiental de grandes proporções, inclusive com migrações internas”, e tem apresentado à Câmara diversas propostas de mitigação e enfrentamento do problema.
Fonte: Comunicação Lid-PV
Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados