O líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA) elogiou hoje (25) no Plenário da Câmara o autor da emenda das Diretas Já, Dante de Oliveira durante a sessão de homenagem que marcou os trinta anos da iniciativa. “Hoje, a democracia é um fato consumado. O que estamos vivenciando agora é a dor do seu crescimento, do aprofundamento do processo democrático.
Tenho a certeza de que esta Casa irá encontrar os caminhos para que nesse processo não se desvirtuem os princípios de independência dos Poderes”, afirmou. O deputado disse que fez questão de falar sobre a data, não da mesa do Plenário, mas do mesmo local de onde proferiu o seu voto a favor das Diretas Já, há 30 anos. “Aquele foi um dia histórico e quero enfatizar que a maioria da Câmara votou pelas eleições diretas, apenas não conseguimos alcançar o quorum constitucional”, afirmou Sarney Filho, que era ligado ao PSD, contrário à emenda Dante.de Oliveira.
“Eu era um jovem de 25 anos, vindo da Assembléia Legislativa do Maranhão e fui sensível ao clamor da população. Aquele foi um momento de inflexão do autoritarismo, e a partir daí, acentuou o processo rumo à redemocratização do país”, disse o deputado. Ele elogiou o ex-deputado do Mato Grosso, autor da emenda. “Dante era uma pessoa fantástica. Pude visitá-lo muitas vezes em seu estado e constatar o seu apreço à população. Ele deixou sua marca, com uma emenda que modificou o futuro do país”, concluiu.
Fonte : Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho