O coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e Líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (PV-MA), irá coordenar a Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar e monitorar, em Minas Gerais, os desdobramentos do desastre ambiental causado pelo rompimento de duas barragens de rejeitos no município de Mariana. O requerimento para criação da comissão foi aprovado na noite desta terça-feira, 10, pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Além do deputado Sarney Filho, irão compor a comissão os deputados Fábio Ramalho(PV-MG), Evair de Melo (PV-ES), Brunny (PTC-MG), Eros Biondini (PTB-MG), Gabriel Guimarães (PT-MG), Laudívio Carvalho (PMDB-MG), Leonardo Monteiro (PT-MG), Marcelo Aro (PHS-MG), Mário Heringer (PDT-MG), Newton Cardoso Jr (PMDB-MG), Padre João (PT-MG), Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Paulo Foletto (PSB-ES), Rodrigo de Castro (PSDB-MG) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG).
Também foi aprovado nesta quarta-feira, 11, o requerimento de audiência pública, do deputado Sarney Filho, para ouvir os representantes da empresa SAMARCO – responsável pelas barragens de rejeitos rompidas -, integrantes do Ministério Público e representantes da população do distrito de Bento Rodrigues (MG), local da tragédia.
O deputado defendeu urgência na apuração das causas do acidente e a punição dos responsáveis pelo desastre que ceifou a vida de dezenas de pessoas, deixando também desaparecidos.
Sarney Filho ainda chamou atenção para o fato de o acidente ter ocorrido com uma empresa do porte da Samarco Mineração, que detém a participação de 50% da Vale do Rio Doce e outros 50% da BHP Billiton (maior mineradora do mundo).
Para o parlamentar, ainda merece destaque o fato de o acidente ter ocorrido após a aprovação da lei nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. “Além de estabelecer padrões de primeiro mundo para reservatórios, a lei valorizou, em primeiro lugar, a relevância dos aspectos socioambientais, para proteger as populações impactadas por projetos de grande porte”, observou.
Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho