O deputado Sarney Filho (PV-MA) assumiu hoje (27) a relatoria da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, defendendo que a CMMC deverá se debruçar sobre duas vertentes: o combate às ações que agravam as alterações do clima e a promoção de iniciativas que possam ajudar nas adaptações diante do que já vem ocorrendo em todo o mundo com o aquecimento global.
“Até pouco tempo, muitos negavam o processo das mudanças climáticas e principalmente a responsabilidade do homem diante de fenômenos naturais que causam enchentes, secas prolongadas e outros desastres que resultam em mortes, destroem o meio ambiente e prejudicam as atividades econômicas. Com tudo que temos assistido essas pessoas começam agora a aceitar a realidade”, afirmou o deputado.
Ao reforçar posição do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que também é membro da comissão, Sarney Filho afirmou que as recomendações da Rio+20 sobre clima, em especial da Rio Challenge Climate, serão aprofundadas na comissão.
A CMMC será presidida pela senadora Vanessa Grazziotin ( PCdoB-AM). Ela elogiou a escolha de Sarney Filho para a relatoria, ao lembrar que partiu dele a proposta de criar a Comissão Mista de Mudanças Climáticas em 2008. “É com alegria que iremos trabalhar juntos. O deputado tem uma longa experiência como parlamentar e também na área ambiental. A senadora acredita que será possível “acabar com a dicotomia entre o agronegócio e o meio ambiente”.
Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho