Brigadistas, bombeiros e voluntários atuaram durante 13 dias para debelar o fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Venho a público agradecer pelo trabalho aguerrido e incansável da equipe, sob o comando unificado de quatro instituições: ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, responsável pelo combate ao incêndio que atingiu a região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros-GO. Foram treze dias de chamas, 66,14 mil hectares queimados, o equivalente a 28% da área total do Parque, impactos à flora, à fauna e às comunidades adjacentes.
Com o fim do incêndio, se sobressai o sentimento de gratidão aos brigadistas, bombeiros e policiais ambientais, além dos voluntários, que não mediram esforços para reverter o quadro agravado pelas condições do clima, baixa umidade, ventos fortes e altas temperaturas. Um trabalho que exigiu muita dedicação e amor ao Cerrado.
A área segue em constante vigilância e desmobilização gradual da equipe para garantir a prevenção e combate ao surgimento de possíveis novos focos de incêndio.
Sarney Filho
Ministro do Meio Ambiente
Fonte: MMA