A Superintendência Regional de Polícia Civil do Baixo Amazonas está tomando as providências para implantar em Santarém, no oeste do Pará, a Delegacia de Combate aos Conflitos Agrários e Meio Ambiente (Deca/Dema).
A delegacia especializada, que deve começar a funcionar até o final de abril, terá como delegado titular Edinaldo Sousa, que deixa de responder pela especializada em homicídios.
“O delegado Edinaldo tem especialização na área de conflitos agrários e está habilitado a assumir a nova especializada que contará com equipe própria para atendimento às demandas da área e também relacionadas a crimes ambientais”, disse o superintendente da Polícia Civil, Nelson Silva.
Ainda de acordo com o superintendente, a Deca/Dema deverá funcionar inicialmente na UIPP do Santarenzinho.
Homicídios
Santarém também ganhará em breve uma Divisão de Homicídios na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. A implantação está dependendo apenas da chegada de delegados que estão vindo de outros municípios da região para Santarém.
“Hoje nós temos uma equipe especializada em investigação de homicídios, mas pelo crescimento da cidade, há necessidade de termos uma divisão. Com a saída do delegado Edinaldo para a Deca/Dema, precisamos de um delegado com perfil para assumir essa função na Divisão de Homicídios”, explicou Nelson Silva.
Segundo o superintendente, hoje, a maior parte dos homicídios dolosos em Santarém – cerca de 80% – têm ligação com o tráfico de drogas.
Fonte: G1