As dioceses da RMVale lançam hoje a Campanha da Fraternidade 2016, que será ecumênica e enfocará o saneamento básico, problema ainda crônico no país.
Realizada desde 1962 pela Igreja Católica no Brasil, sob coordenação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Campanha da Fraternidade tem como tema neste ano: “Casa comum, nossa responsabilidade”, e lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).
A abertura ocorrerá em toda a região, nas paróquias e sedes de diocese. Na Arquidiocese de Aparecida, o cardeal e arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis preside hoje, às 9h, missa de abertura da Campanha da Fraternidade no Santuário Nacional de Aparecida.
É o quarto ano desde 2000 em que a campanha será realizada de forma ecumênica, em parceria com o Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), do qual fazem parte outras denominações cristãs.
“Devemos nos empenhar, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”, disse o cardeal.
Entre as metas da campanha, segundo dom Damasceno, estão unir igrejas e diferentes expressões religiosas e pessoas na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico, que ainda é um desafio para o Brasil.
Problema. De acordo com o estudo “Progress on Sanitation and Drinking-Water – 2014”, no Brasil quase 7,2 milhões de habitantes não possuem banheiro, cerca de 35 milhões não contam com água tratada em casa e quase 100 milhões estão excluídas do serviço de coleta de esgotos.
A cada 100 litros de água coletados e tratados, em média, apenas 67 são consumidos. Ou seja, 33% da água no país é perdida em vazamentos, roubos, ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas, resultando no prejuízo de R$ 8 bilhões por ano.
Em São José, o bispo diocesano dom José Valmor Cesar Teixeira abre a Campanha da Fraternidade hoje, às 19h30, com missa na Catedral São Dimas, na região central.
A diocese ainda terá programação em fevereiro sobre a campanha. No dia 15, o texto base da CF-2016 será lançado no auditório da Faculdade Católica, no Jardim das Colinas, zona oeste, às 19h30, com presença de dom Cesar Teixeira.
Em Jacareí, às 19h30 do dia 17, haverá um encontro diocesano sobre o tema da CF na Câmara. Nos dias 22 e 29, às 19h30, o texto será lançado na Câmara de São José e na de Monteiro Lobato, respectivamente.
“O Conselho Mundial de Igrejas e o papa Francisco têm chamado a atenção para o fato de que o atual modelo de desenvolvimento está ameaçando a vida”, disse Luigi Bertoncini, coordenador diocesano.
Taubaté. Na Diocese de Taubaté, a Campanha da Fraternidade será lançada hoje de forma descentralizada, em todas as paróquias. Haverá missas na parte da manhã e à noite. Na Catedral de São Francisco das Chagas, a missa está marcada para às 16h de hoje.
Fonte : O Vale