A vereadora Ana Rita Tavares, do Partido Verde (PV), apresentou projeto de indicação na Câmara Municipal de Salvador para que a prefeitura crie um serviço de atendimento móvel de urgência veterinária, batizado de “Samuvet”. A proposta inclui a criação de uma ambulância, semelhante a da Samu, só que adaptada para o resgate de animais, com todos os equipamentos necessários e a presença de um médico veterinário.
Segundo a vereadora, a necessidade do serviço está na quantidade alarmante de casos de atropelos e maus tratos registrados diariamente por entidades de proteção animal. “Essas organizações voluntárias recebem, em média, mais de 100 reclamações de atropelos por mês, sem falar na quantidade de animais que são resgatados em condições deploráveis, após o abandono de seus guardiões ou graças a denúncias de espancamentos”, revela Ana Rita.
Uma vez aprovado, o Samuvet terá como foco principal o atendimento à população de baixa renda, que não tem condições de conseguir transporte para animais atropelados, acidentados, maltratados ou abandonados e em risco iminente de morte. A vereadora afirmou que não há um equipamento móvel público que realize resgate e socorro a animais em vias públicas.
Recentemente, uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), apontou que todas as clínicas e hospitais veterinários que tiverem oferta de serviço de transporte de animais em estado grave deverão ter ambulância à disposição para atendimentos de emergência. Porém, situações de ferimentos leves, em cães e gatos, ou doenças comuns não necessitarão de ambulância. Nesses casos, a remoção dos animais deve ser realizada com veículo convencional.
Fonte : G1/IBahia