O último encontro da Secretaria de Formação do Partido Verde, contou com a valorosa fala da Deputada Estadual (2007-2010) e Federal (2011 – 2014), Rosane Ferreira e do Deputado Estadual Rasca Rodrigues.
Rosane Ferreira começou falando de sua trajetória dentro da Assembleia Legislativa do Paraná, no período em que a ALEP passava por uma série de investigações, sobre tudo, com forte pressão da mídia e da sociedade, foi a legislatura marcada pelos escândalos dos “Diários Secretos”. Segundo Rosane o jogo político não é fácil e quando é marcado por tempos de investigação ele se torna ainda mais complexo e burocrático.
Mesmo com todo este período nebuloso marcando o legislativo estadual a Deputada Rosane conseguiu aprovar diversas leis estaduais e destacar a primeira participação dos Verdes no parlamento paranaense. Seu trabalho foi reconhecido quatro anos depois quando ela se elegeu Deputada Federal, tornando-se a a primeira mulher do PV do Brasil e do PV do Paraná a legislar na Câmara Federal.
Sobre seu mandato em Brasília Rosane destacou a força que tem o Deputado Federal e a grande responsabilidade sobre a elaboração de leis. Ferreira também comentou suas experiências com o dia dia do legislativo federal e também a dificuldade de enfrentar a cultura política das comunidades.
Deputado Estadual já em seu segundo mandado representando os Verdes na Assembleia Legislativa do Paraná, Rasca Rodrigues também contribuiu, para os mais de 30 filiados de diferentes municípios da Região Metropolitana e de Curitiba presentes na reunião, revelando os bastidores da vida pública com os seus colegas de deputados, destacando que sua forma de atuação é independente no parlamento, sempre buscando aprovar e votar matérias que tragam benefícios a todos os paranaenses.
O deputado também compartilhou o quão difícil é fazer campanha política, contra grandes máquinas e campanhas milionárias, destacou como Rosane, a cultura que a população tem para com os políticos e como isso influencia as comunidades e a própria conduta do político.
Rasca ainda abordou sua atuação parlamentar, que já aprovou mais de 30 leis estaduais, sendo que mais de 70% delas defendem o meio ambiente, fauna e flora. Destacou sua bandeira de defender os animais e o trabalho que realiza com suas filhas de castração e adoção de cães em toda a cidade de Curitiba e Região.
Rasca também comentou sobre o episódio do dia 29 de abril, quando ao defender os interesses do funcionalismo público do Paraná, em especial os professores, foi atacado e mordido por um cão da PM/PR, em um episódio que ficará marcado para a história política do Estado. O deputado fez questão de visitar o quartel da Polícia Militar responsável pelo treinamento dos cães, conhecendo suas realidades e desafios, para ai, propor uma lei que proíba o uso de cães em manifestações sociais no Paraná.
Mais uma vez a reunião contou com grande participação de filiados e pré-candidatos do Partido Vede do Paraná, e certamente contribui para a formação política de todos os presentes.
Assessoria de Comunicação PV/PR