O ambientalista preocupa-se principalmente com o manejo e as garantias à fauna silvestre das áreas protegidas
Nesta terça-feira, 2 de junho, Durante reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, da qual é presidente, Tripoli (PV-SP) recebeu a Secretária do Meio Ambiente do Estado Patricia Iglecias, que fez uma longa explanação sobre o PL 249/2013, já em seu último formato, de emenda aglutinativa.
O PL recebeu várias emendas, mas a última ampliou a possibilidade de concessão de três parques, constantes do PL original (Cantareira, Campos do Jordão e Jaraguá), para praticamente todos os parques e unidades de conservação do Estado. Alguns deputados frisaram que tamanha amplitude é preocupante.
O texto final chegou há poucos dias na Assembleia e vários deputados sequer conhecem a emenda. Para ampliar o debate para a sociedade civil, ONGs, ambientalistas, Tripoli propôs uma nova audiência pública. A proposta foi aprovada na Comissão e com a concordância da Secretária Iglesias.
Vale lembrar que Tripoli exerceu sete mandatos como vereador na Capital, sempre militando na área ambiental e na defesa da vida animal, e assumiu como deputado estadual em março último. Ao tomar conhecimento do PL de concessão dos parques, decidiu trabalhar para ampliar a discussão, inclusive entre seus próprios pares.
A maior preocupação do deputado Tripoli envolve os impactos sobre a fauna silvestre, a partir da concessão de áreas protegidas para vários usos e exploração de recursos por parte da iniciativa privada. O deputado ambientalista pretende ouvir amplamente ONGs da área de conservação da vida silvestre e técnicos do próprio governo, inclusive do Instituto Florestal, que vem manifestando discordância em relação ao projeto de concessão de parques estaduais.
Veja na íntegra: PL 249/2013
Fonte : Assessoria Parlamentar do deputado Roberto Trípoli