O Grupo de Trabalho (GT) que estuda e debate, na Câmara dos Deputados, a questão da contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, reuniu-se na semana passada na Comissão de Direitos Humanos. Presidido pelo deputado Roberto de Lucena (PV-SP), o GT busca soluções para a grave situação ambiental e de saúde que vem enfrentando a população de Santo Amaro, ao longo dos últimos 40 anos, com as consequências da poluição e a contaminação por Chumbo (Pb) e Cádmio (Cd), em nível endêmico.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) deu a sua contribuição para a reunião do GT. A convite do deputado, o engenheiro Rodrigo César de Araújo Cunha, gerente do Setor de Gestão de Recursos para Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas da CETESB, participou, por meio de audioconferência, das discussões. “A participação da Companhia será de extrema importância para ajudar na construção de um diagnóstico sobre esta situação na cidade baiana”, enfatizou Roberto de Lucena. Também participaram da reunião os consultores legislativos Maurício Schneider, Cláudio Viveiros e Gisela Hathaway.
De acordo com a agenda do GT, está prevista para o início de setembro uma visita do grupo ao Estado da Bahia. “Estaremos reunidos com autoridades do Estado e com membros do Ministério Público, em Salvador e, em seguida, vamos checar pessoalmente a lamentável situação em que vive a população de Santo Amaro”, informou o deputado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias