Em matéria publicada no jornal Diário da Manhã, o deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que é diretor-executivo da Federação Nacional dos Empreendedores do Brasil (Fenae) e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), defendeu que os empreendedores tenham acesso mais facilitado às linhas de crédito do BNDES: “Facilitar crédito com condições reais de acesso a esses recursos é a garantia de que os empréstimos serão honrados e a economia só se fará mais forte e desenvolvimentista”, afirmou o deputado.
A matéria repercutiu a pesquisa do Instituto Endeavor Brasil sobre as melhores cidades no Brasil para empreender um negócio e os fatores que tornam a iniciativa de montar uma nova empresa mais fácil ou mais difícil. A entidade elaborou o Índice de Cidades Empreendedoras 2014 (ICE 2014) com os objetivos de fazer uma radiografia dos fatores mais importantes para a iniciativa empreendedora no Brasil em todos os seus quadrantes e servir de orientação para indivíduos que queiram começar seu próprio negócio. Aspectos como infraestrutura, logística, mão de obra qualificada, acesso a mercados consumidores e índice de crescimento das empresas foram determinantes para a classificação das melhores cidades.
O texto abordou também a importância das pequenas e médias empresas no Brasil, que pode ser medida pelo volume de empregos gerados: somente 1% das empresas, 35.000 no País inteiro, gera 50% dos novos empregos regulares, o que dá uma noção do quanto fomentar o empreendedorismo é crucial para o desenvolvimento nacional.
Roberto de Lucena acredita que o estudo consolidará a visão moderna de que incentivar o empreendedorismo será fundamental para que os indivíduos busquem cada vez menos a dependência do governo. “Potencializar e apoiar o empreendedorismo significará a redenção das pessoas para produzir e crescer com seus méritos, sem esperar benesses estatais.”
Confira a matéria na íntegra neste link http://www.dm.com.br/texto/198389-onde-e-mais-facil-empreender .
Fonte: Assessoria de imprensa deputado Roberto de Lucena