O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, celebrado em 2015. O texto foi enviado por meio da Mensagem 235/16, do Poder Executivo, e será votado ainda pelo Senado.
A Campanha pretende colocar em ação o Acordo de Paris, já assinado por mais de 175 países, inclusive o Brasil. A Ratificação aqui no país depende de autorização do Congresso Nacional e deve passar tanto pela Câmara dos Deputados como pelo Senado Federal. O Brasil vem exercendo um papel importante em relação ao Clima desde a Rio 92. Potencialmente tem muito a ganhar com o caminho traçado pelo Acordo de Paris dado o seu grande potencial para atrair recursos para o reflorestamento em grande escala, a agricultura de baixo carbono e as energias limpas.
A Frente ambientalista, o Partido Verde , deputados federais, membros de ONG’s, representantes de Associações, simpatizantes e sociedade civil protagonizaram a Campanha #RatificaJá! na Câmara dos deputados e desde que a Campanha foi lançada, com o pedido de urgência para a votação em Plenário pelo líder da Bancada Verde, deputado Evandro Gussi, se passaram 35 dias.
A Campanha continua, agora no Senado. Nós, verdes, agradecemos a mobilização e empenho do líder da Bancada Verde e de todos para que o projeto entrasse na pauta do Plenário e fosse aprovado. Agora, é com o Senado e lá o líder do PV, senador Alvaro Dias, dará prosseguimento ao pedido de urgência para a votação do Acordo de Paris.
Entre nessa campanha conosco
Senado #RatificaJá o Acordo de Paris
Deputado Evandro Gussi destaca:
“Vale destacar que esse acordo celebrado em Paris no final do ano passado, dependia da ratificação da Câmara, o que conseguimos em tempo recorde – dois meses. Entrou na casa no dia 12 de maio e no dia 12 de julho tínhamos o acordo aprovado.”
“Quero destacar a aprovação por unanimidade e a participação do Ministério do Meio Ambiente, por meio do ministro Sarney Filho, que tanto contribuiu para que isso pudesse acontecer na Câmara dos Deputados. Uma grande conquista para o Brasil que se afirma no caminho da sustentabilidade.”