A direção do Partido Verde do Estado de São Paulo decidiu que continuará adotando o critério de listas próprias, sem coligação, para apresentar seus candidatos proporcionais às eleições de 2018. Caso isso ocorra, a legenda apresentará 100 candidatos que disputarão as 70 cadeiras para deputado federal e 141 candidatos que disputarão as 94 cadeiras disponíveis para Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A decisão sobre a forma de compor as listas majoritárias ainda não foi definida.
A proposta de manutenção das listas próprias foi apresentada pelo dirigente estadual e também presidente nacional da legenda, José Luiz de França Penna, sendo referendada pela maioria absoluta dos dirigentes presentes. O argumento usado por José Luiz, e acatado pelo coletivo, foi de que é possível e necessário continuar trabalhando as listas próprias, devido ao grande contingente de filiados e interessados em participar do processo, além de garantir ao PV sua autonomia na apresentação de propostas.
O PV-SP elegeu, em 2016, 427 vereadores, 32 prefeitos e 38 vice-prefeitos. Conta hoje com 94.200 filiados regulares no estado de São Paulo.
Formação das listas de candidatos
Para dar andamento ao processo de formação das listas próprias, uma comissão eleitoral foi formada e estará recebendo e processando os pedidos de pré-candidaturas aos cargos legislativos, visando a dispauta de vagas na Convenção Estadual que dever ocorrer em meados deste ano, em data e local ainda a ser definido.
Distribuição da vagas de pré-candidatos
Durante os meses de março, abril, maio e junho, uma série de reuniões regionais serão promovidas objetivando a estruturação das listas junto as coordenadorias regionais e diretórios municipais. A comissão eleitoral dará plantão permanente na sede estadual do PV.
Desde de 1998, o PV-SP disputa as eleições com listas próprias. Para tanto, desenvolveu um tabela que distribui as 100 vagas existentes para deputado federal e 141 para deputado estadual, entre as 22 Coordenadorias Regionais em atividade. O processo ajuda para que todos as regiões, de acordo com sua densidade populacional, tenho o número mínimo de vagas garantidas. O colégio eleitoral da cidade de São Paulo, por exemplo, que compreende as Regionais (bacias) 1,2,3 e 4, com um denso número de eleitores, deve abarcar próximo a 20% das candidaturas.
Inscrições abertas aos pré-candidatos
Os filiados interessados na pré-candidatura deverão se inscrever diretamente na sede estadual do PV São Paulo, ou através dos Coordenadores Regionais. Maiores informações pelo telefone (11) 3628-4333.
Secretária Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo
Fonte: PV SP