Foi em um clima de descontração e debates sobre as necessidades do Estado do Pará e sobre as eleições de 2014 que realizou-se ontem (31), no auditório da Alepa o IX Encontro Estadual do Partido Verde (PV) do Pará. Que contou com a presença de Luis Penna, presidente nacional do PV e presidente nacional da Comissão de Meio Ambiente, Sarney Filho, líder do PV na Câmara dos Deputados.
O assunto meio ambiente não poderia faltar durante as discussões, visto que, é foco principal do PV. “Nós temos discutidos sobre o modelo da hidrelétrica que ocasiona impactos ambientais, o descuido com a fauna e o desmatamento que com a rediscussão do código florestal que agora pode tudo. Nós estamos resistindo”, enfatizou Luis Penna.
Para o deputado Sarney Filho o PV que tem como lema principais as questões ambientais, embora um partido ainda pequeno assume um papel principal no Congresso. “Muita gente não sabe, mas hoje, no Congresso, nenhuma lei sobre meio ambiente é votada sem que o PV seja ouvido. Pode até perde, como já perdemos. O código Florestal entendemos que é um retrocesso, mas somos ouvidos e respeitados”, informou.
Eleições 2014
O PV tem pretensão para as eleições de 2014 levar uma candidatura própria. A meta, segundo Sarney Filho, é aumentar a bancada federal. Já foram eleitos 14 nas ultimas eleições e estão focando para o ano que vem uma bancada federal para que o partido possa ter forças nas posições.
Para deputado Luis Penna, o PV tem um caráter democrático e não acredita em um partido único. “A ideia é impedir que cartéis de partidos decidam construir uma eleição pebliscitária, o que é empobrecedor”, afirmou. O partido tem nomes cogitados para o próximo ano, são eles: Célia Sacramento, vice-prefeita da cidade de Salvador, e Fernando Gabeira, jornalista e ex-deputado federal.
PV no Pará
Além dos assuntos sobre meio ambiente e eleições 2014, secretários, dirigentes, vereadores do PV Pará fizeram algumas ponderações sobre o que precisa melhora e fortalecer o partido no Estado. “A gente tem que somar. Temos que trabalhar os municípios e nos organizar. Existem situações que afetam, seriamente nosso Estado como, por exemplo, a educação, sustentabilidade, são diversas bandeiras que devem ser levantadas pelo PV”, comentou Fred Rettelbusch, Presidente do PV Municipal Marituba.
“Sinto muito a carência das pessoas. E no interior é assim. É o caso de Bragança. Nós temos que nos doar, temos que fazer a nossa parte, temos que está engajado na política em beneficio da nossa sociedade”. Assim também ressaltou Rose Aranha do PV mulher de Bragança, sobre as necessidades de uma atuação mais ativa do partido nos municípios nos municípios.
Para Gabriel Guerreiro, deputado estadual enfatizou a Amazônia e responsabilidade de todos e cuidados devem ser tomados quanto a modernização na região. “A Amazônia não é problema brasileiro, é nosso, de cada um de nós. Amazônia é um grande privilégio do Brasil, é um conjunto de riquezas natural do qual temos que preservar. Criar uma civilização moderna na Amazônia é um grande desafio, sob pena de sermos considerados irresponsáveis”, enfatizou.
Convidados
Participaram da mesa os representantes dos partidos Jorge Panzera, PCdoB; Josenir Nascimento do PHS, Arnaldo Jordy PPS, João Batista do PT e Helder Barbalho do PMDB. Além do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos que durante seu discurso no encontro disse que o PV é um partido que se distingui dos demais, porque ele é um movimento, uma ideia que busca organizar a sociedade em inúmeros valores. “Essa singularidade do PV que me deixa muito a vontade na obrigação de prestigiar um encontro este. O PV não pensa somente na política, metas e estratégia de poder, ele pensa em políticas do dia a dia, de organizar a sociedade. Com isso, ele se ombreia como aliado da Ordem; e que, portanto, nós estamos aqui fundamentalmente por isso”.
Helder Barbalho (PMDB) ex-prefeito de Marituba destacou no discurso a questão das riquezas naturais do Estado e não pode se obter das qualidades que tem. E ainda, completou que o PV mais importante do que ter quantidade e ter qualidade. “O PV pode se orgulhar em ter o melhor quadro do Estado. PV cada vez melhor e cada vez mais forte” completou.
O deputado federal Arnaldo Jordy do PPS que é importante pensar em um desenvolvimento humano e ambiental com mais equilíbrio e que o Partido Verde tem sido o grande protagonista dessa ideia e não descartou uma junção de pensamentos entre os dois partidos. “O PV tem sido o grande protagonista entre essa matriz desenvolvimentista e ainda de se buscar inclusão social. Nós estaremos em comunhão pela identidade, pensamentos e valores que aproximam o PV do PPS”, afirmou.
Ao final do Encontro o presidente do PV Estadual José Carlos Lima afirmou que o Pará precisa se um novo modelo de governo e de desenvolvimento, principalmente voltado para as pessoas, com políticas inclusivas, principalmente para juventude. “Não estamos conseguindo mostrar oportunidade para a juventude. Não vemos políticas públicas para esses jovens”, finalizou o presidente estadual do PV/PA.
Fonte : PV.PA