O Partido Verde desde sempre tem uma vocação parlamentar. Nestas eleições municipais, prioriza essencialmente o comunitário, que atue na cidade, no bairro e na zona rural. Junto com a Federação Brasil da Esperança, o PV tem candidatos majoritários em quase todos os municípios, mas a grande força está nas candidaturas de vereadoras e vereadores.
Em um ano em que os municípios brasileiros encaram os efeitos da crise climática, tanto na enchente do sul, como nos incêndios que atingem quase todos os estados, é essencial que todos os níveis de governo se preparem para este novo clima. É muito bom que o governo federal, que o PV lutou para eleger, esteja instituindo a Autoridade Climática Federal, mas ela também precisa ter representantes nos estados e, principalmente, nos municípios.
O partido tem consciência que precisa levar às Câmaras Municipais projetos de Lei para que cada cidade instale a Autoridade Climática Municipal. Instância que vai avaliar cada situação vulnerável nos bairros, nas zonas rurais e no município com um todo e, com esses dados, possa trabalhar junto ao executivo municipal, ao estado e à União.
Para o PV, a luta pelo meio ambiente começa pela eliminação da pobreza extrema e pela boa condição de moradia. Não é novidade para ninguém, que essa é a população mais vulnerável às intempéries do clima, nas encostas, nas favelas, nas palafitas e nas zonas passíveis de enchentes. Sem nos esquecer da situação das zonas rurais, assoladas por grileiros, garimpeiros ilegais, carvoeiros, entre tantos.
Para conseguir levar esta bandeira aos legislativos municipais, o partido conta com um time de candidatas e candidatos altamente preparados. Nossas candidaturas são inclusivas, desde sempre. O partido não tem preconceito, supera as cotas, tem entre candidatas e candidatos índios, negros, LGBTQIA+.
O PV é um partido essencialmente democrata, lutou contra o fascismo que queria se apropriar do país, trouxe de volta as forças progressivas para o governo federal e enfrentou a tentativa de golpe. Nestas eleições municipais, é prioritário eleger uma grande maioria democrata nas administrações municipais, lutando pelo meio ambiente, contra o aquecimento global, pela resiliência à crise climática e contra a miséria.