Legenda tenta se desvencilhar da imagem de apenas lutar pelo meio ambiente e aposta em temas como a defesa dos direitos humanos. Meta é diversificar o discurso e convencer o ex-deputado a concorrer pela Presidência em 2014
O Partido Verde deu ontem o primeiro passo de uma tentativa de descolar sua imagem da ex-senadora Marina Silva para mostrar que não depende dela para conquistar votos. Ao acrescentar outras bandeiras ao discurso, como a luta contra a homofobia, em propaganda televisiva em rede nacional, a legenda tenta convencer o ex-deputado Fernando Gabeira (RJ) a se candidatar novamente à Presidência da República, em 2014 — em 1989, ele concorreu e obteve 0,18% dos votos. Ele é considerado o único nome do PV hoje capaz de angariar votos e, em trecho da propaganda, diz que está à disposição do partido.
Com um discurso que passa por conquistas do passado, mas destaca preocupações com o futuro, o PV tentou mostrar ontem que não defende apenas o meio ambiente, causa identificada à trajetória de vida de Marina Silva e que ganhou holofotes durante sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2010. Na propaganda, deu espaço a temas como mobilidade urbana, tráfico de drogas e homofobia. O discurso tratou também de direitos humanos, com ênfase para a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV), primeira mulher negra a se eleger como vice na capital da Bahia.
“Estamos buscando bandeiras que, em algum momento, se perderam no caminho do partido”, diz o vice-presidente nacional do PV, Eduardo Brandão, confirmando que a legenda não quer mais ser conhecida como defensora do meio ambiente — principal causa de Marina Silva, que conquistou 19,6 milhões de votos em 2010 e, em meio a uma disputa interna com a cúpula do partido, deixou o PV no ano seguinte. “A passagem de Marina pela legenda foi importante para os dois, que cresceram juntos”, avalia Brandão, evitando atacar a ex-senadora.
Bandeiras- Gabeira é a tentativa de virar a página. Conhecido como defensor dos direitos humanos, na propaganda ele fala sobre o que o partido fez durante seus 27 anos e aponta para o futuro, citando as novas lutas do PV e dizendo que está à disposição da legenda para brigar por elas. Nos bastidores, ele ainda se mostra reticente à candidatura à Presidência. De olho na expressiva votação que teve à Prefeitura do Rio em 2008 — disputou o segundo turno e perdeu por apenas 1,66% dos votos —, a direção nacional do PV quer convencê-lo a entrar na briga.
Gabeira é jornalista, integrou a luta armada contra o regime militar nos anos 1960, ficando conhecido como um dos sequestradores do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969. Foi exilado por 10 anos e esteve em vários países, entre eles Chile, Suécia e Itália. “O partido já colocou como meta ter uma candidatura própria para 2014. Se é o Gabeira ou não, ainda será decidido”, diz Brandão. Além do ex-deputado e da vice-prefeita de Salvador, o presidente do PV, José Luís Penna, e o deputado federal Sarney Filho participaram da propaganda.
Fonte : Correio Braziliense
a historia de vida e da militância acho que fernando gabeira seria a nova via pra a eleição de 2014,e todos do partido verde do pais,vamos ficar feliz com a confirmação do nome de gabeira vamos sim luta com essa nova missão,gabeira presidente do brasil. pv 43
carlos alberto
presidente
partido
verde
municipal vitoria de santo antão,pernambuco
fone:81-8527-6505
Se essa decisão se confirmar, valerá a pena continuar acreditando em nosso Ideal, me lembro que em 1986 aos 15 anos de maneira isolada em Barra do Piraí improvisei uma faixa pró Gabeira no muro de minha casa, em 1989 meu primeiro voto foi Gabeira, em 2008 pela primeira vez me dispus a participar ativamente numa campanha como voluntário e pela primeira e única vez chorei o resultado de uma eleição, no Orkut fiz uma página que chegou a mais de 1.000 em favor da candidatura de Gabeira ao Estado do RJ em 2010. Li 04 livros de Gabeira e vejo que ele é o cara ideal para mexer com a juventude do Brasil em 2014. Gabeira Neles.