Verdes pedem libertação de ambientalistas detidos no país.
Na manhã desta quarta-feira, 9 de junho, os dirigentes nacionais, Aluízio Leite, secretário de Relações Internacionais, e Rayssa Tomaz, representando a liderança do PV na Câmara dos Deputados, estiveram com o embaixador da Guatemala no Brasil, Arturo Romeo.
Na ocasião, os dirigentes entregaram ofício assinado pelos deputados federais da legenda, pedindo a libertação dos ambientalistas detidos no último dia 20 de maio.
Segundo informações, dois apresentaram sintomas de COVID na prisão e não tiveram autorização para tratamento hospitalar, mesmo em custódia.
Na ocasião, o embaixador demostrou surpresa pelo expediente das prisões e reforçou o compromisso com a democracia no país. Os líderes verdes encontram-se na prisão militar Matamoros.
Em ofício, os parlamentares Enrico Misasi (PV/SP), Leandre Dal Ponte (PV/PR), Israel Batista (PV/DF) e Célio Studart (PV/CE) mostraram preocupação com questões relativas aos direitos humanos dos ambientalistas e reforçaram ainda as relações bilaterais positivas entre os dois países, bem como o compromisso mútuo com a preservação ambiental.
Confira abaixo a lista dos ambientalistas
1. Carlos Ramiro Cárdenas
2. Matilde Balan
3. José Miguel Quintanilla
4. Byron Barrera Ortiz
5. Octavio Cáceres
6. Dora Nieves Monroy
7. Ingrid Lorena García
8. Angélica Orozco Gómez
9. Aníbal Mayen (capturado)
10. Roberto Cáceres Estrada (capturado)
11. Giovanni Vinicio Fajioli Cepeda
12. Héctor Fajioli Garnica
13. Lidia Girón Muñoz
14. René Méndez
15. Juan Francisco Solórzano Foppa (capturado)