“A premissa do PV é a renovação, a mudança verdadeira. E acredito que o partido está forte”, disse o presidente do diretório municipal do Partido Verde (PV), Gustavo Matheus, que ressaltou ser ainda cedo para falar sobre 2016. O partido foi criado no Rio de Janeiro, em 1986, porém surgiu em 1972 como uma instituição política, na Austrália.
Segundo Gustavo, a visão do PV é de mudança plena. E apesar de ter falado que ainda é cedo para eleição de 2016, ele alertou que o partido pode lançar algum nome próprio para a disputa da Prefeitura de Campos. “A proposta do PV é caminhar com um projeto de mudança, mas não aquela mudança genérica que temos acompanhado nos últimos anos, com nomes que se dizem mudança, mas de fato não acontece nada novo. Se não houver ninguém com esse projeto, que sejam semelhantes as nossas ideias e conceitos, até por desejo da regional e do diretório estadual, lançaremos um nome próprio”, disse.
O presidente do diretório, que tomou posse em fevereiro de 2014, desde o início de sua gestão sempre disse apostar na juventude. “Nossa intenção é buscar uma nova via para Campos. Trazer os jovens para mais perto. E também buscar a união da oposição”, ressaltou.
Em sua posse, Gustavo contou que chegou a negar o convite para assumir a coordenação regional do partido em Campos. “Cheguei a negar o convite do coordenador regional do PV, o Joca Muylaert, mas conversei com amigos envolvidos na política e com meus pais, que me deram total apoio. Nunca disse que essa responsabilidade seria fácil, mas pretendo contar com o apoio de pessoas aliadas e trazer mais gente verde para o partido. Vale destacar que não sou candidato a nada”, afirmou na ocasião.
Partido surgiu por iniciativa de ecologistas
Segundo o site da legenda, o PV surgiu como instituição política na Tasmânia, Austrália. Um grupo de ecologistas denominado United Tasmanian Group se reuniu pela primeira vez em 1972. O objetivo era impedir o transbordamento do Lake Pedder. Mais Tarde o grupo adotou o nome de Green Party. Atualmente, o Partido Verde é parte decisiva na política australiana tendo elegido deputados e senadores.
Da Austrália para a Nova Zelândia, depois para Europa e hoje em todo o mundo. O partido está constituído em mais de 120 países. Na Europa, os “verdes” surgiram nos anos 70 e se consolidaram como partidos políticos nos anos 80.
No Brasil a primeira manifestação político partidária com o nome de Partido Verde ocorreu no Estado do Paraná em 1982. No entanto, o partido veio a ser criado em 1986 no Rio de Janeiro.
Atualmente, o partido tem oito deputados na Câmara Federal. O número é o mesmo da legislatura anterior. Em 2010, o PV disputou a presidência da República e ficou na terceira colocação, com quase 20 milhões de voto.