O deputado Sarney Filho (PV-MA) apresentou projeto de lei que institui o Dia Nacional do Extrativismo, em 22 de dezembro. Nessa data, em 1988, o líder dos seringueiros, Chico Mendes, foi assassinado, em Xapuri, no Acre, por defender a floresta contra os desmatamentos para a implantação de fazendas de gado. De acordo com o deputado, a data será oportuna para reforçar a necessidade de ações permanentes em defesa dos biomas brasileiros que estão seriamente ameaçados.
“A violência contra aqueles que defendem o meio ambiente prossegue, em especial na Amazônia, onde foram registrados vários assassinatos nos últimos anos, entre eles a do casal José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, no Pará”, lembrou o autor da proposição.
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, nasceu no seringal Porto Rico, em Xapuri, estado do Acre, em 15 de dezembro de 1944. Filho de Francisco Alves Mendes e Iraci Lopes Mendes, tornou-se seringueiro aos 11 anos.
A partir de 1969, Chico iniciou sua luta pela autonomia dos seringueiros de Xapuri. Encontrou aliados na igreja católica e com sindicalistas que chegaram à região nos anos 70. Chico organizou várias ações em defesa da posse da terra e participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, tornando-se secretário geral, em 1976. No ano seguinte, foi eleito vereador pelo MDB e recebeu as primeiras ameaças de morte. Fundou um novo sindicato dos trabalhadores rurais em Xapuri.
Em 1980, o sindicalista Wilson Pinheiro, amigo de Chico, foi assassinado. Em 1981, Chico Mendes assumiu a direção do Sindicato de Xapuri, cargo que manteve até a sua morte. No final dos anos 80, os conflitos entre seringueiros e pecuaristas se acentuaram e Chico Mendes recebia ameaças de morte, com frequência. Ele morreu aos 44 anos, com um tiro no peito, na presença de sua esposa Ilzamar e de seus filhos Elenira e Sandino.
Chico Mendes recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua luta em defesa dos seringueiros e do meio ambiente. Após sua morte, foram criadas reservas de extrativistas e projetos de assentamento de extrativistas.
Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho