Pensado pela FVHD, o projeto tem criado uma rede de sustentabilidade pelas cidades
Em meio ao concreto da cidade grande, muros e prédios, um terreno ocioso ou baldio pode trazer um respiro de uma vida mais saudável e sustentável através das hortas urbanas. Essa é a ideia principal que o projeto “A Tenda o Verde” visa levar para a comunidade: a possibilidade de transformar espaços urbanos em hortas. E, através do conhecimento, o projeto tem levado instruções para a implantação dessa ideia para cidades baianas.
Idealizado pelo presidente curador da Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), Ivanilson Gomes, e coordenado pela Professora especialista em Educação Ambiental, Vânia Almeida, o projeto já passou por Salvador, Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Jacobina e Irecê. A tenda ainda percorrerá grandes caminhos, passando por mais cinco cidades baianas, como Ilhéus, Itabuna, Candeias, Camaçari e Juazeiro. E já possui convites para visitar cidades de outros estados brasileiros.
Em cada ocasião, a equipe técnica apresenta orientações de como implantar uma horta desde o primeiro passo, até dar dicas de procedimentos referentes à produção das hortaliças, a escolha do local, do substrato, das espécies a serem cultivadas, assim como a determinação da época de plantio e dos cuidados a serem tomados com o solo. Também são distribuídas sementes de hortaliças, como tomate cereja, quiabo, abóbora, coentro e alface como incentivo à implantação da horta. Além disso, mudas aromáticas, como alecrim, orégano, manjericão, pimenta biquinho, hortelã e tomilho, e mudas do bioma da mata atlântica são doadas.
Em cada evento, a recepção é sempre calorosa. Encontram-se pessoas que já possuem hortas em seus quintais e que desejam esclarecer algumas dúvidas, são associações de moradores a fim de criar uma na comunidade, são pessoas que sempre gostaram de plantações, mas que faltava um incentivo para começar, e crianças empolgadas com a possibilidade de mexer com a terra e colher bons frutos. “Durante as nossas viagens, levamos conhecimentos básicos e instruções para a criação e desenvolvimento de uma horta na comunidade, no quintal, no condomínio, onde houver um espaço, além de dicas, sugestões. Criamos uma rede de contatos e contamos com uma equipe disposta a sempre atender todas as dúvidas e perguntas”, explica Ivanilson Gomes.
O desenvolvimento de uma horta urbana traz diversos benefícios pessoais e para a coletividade. Segundo Ivanilson Gomes, as plantações urbanas permitem a economia financeira, fornecem alimentos muito mais saudáveis do que os colhidos em plantações convencionais, proporcionam o contato direto com a natureza e diminuem a sensação de viver numa cidade concretada e poluída., as hortas facilitam o convívio social, promovem um ambiente saudável através da transformação dos espaços ociosos e melhora a qualidade dos hábitos alimentares.