O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios da região Norte Fluminense participaram do “Encontro Regional com Prefeitos e Prefeitas”, promovido pelo Sebrae-RJ, nesta terça-feira (28), no Gloria Garden Suítes, no bairro dos Cavaleiros. O objetivo é apresentar aos gestores como o Sebrae-RJ pode apoia-los no desenvolvimento com foco na micro e pequenas empresas.
O encontro contou com uma palestra do ex-prefeito de Vitória (ES), ex-deputado e engenheiro, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que apresentou o panorama “Nossa Espécie Urbana”. Participaram do Encontro Regional o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Vandré Guimarães; a vice-presidente do Fumdec, Silvia Barreto; o vice-prefeito de Campos, Dr. Chicão; o presidente do Fundo de Desenvolvimento Campos (Fundecam), Otávio Amaral; o prefeito de São Francisco do Itabapoana, Pedro Jorge Cherene Junior; o vice-prefeito de São João da Barra, Alexandre Rosa; o vice-prefeito de São Fidélis e secretário de Governo e Articulação, Magno Rangel Rocha, representantes de Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus.
– Na gestão pública é necessário que a população se encontre com o gestor. Não se pode jamais fechar a porta para um cidadão. O gestor precisa dizer que os projetos vão caminhar, apesar das dificuldades. Fazer gestão pública é uma vocação e é preciso ter muita vontade de fazer – explicou Dr. Aluízio.
Nossa espécie Urbana
O ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, fez uma palestra sobre o tema “Nossa Espécie Urbana”, no qual falou sobre as cidades e seus problemas, apresentando algumas ideias para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. “Fui prefeito por dois mandatos e isso mudou minha visão das coisas. Vemos cidades prósperas e estagnadas. Devemos priorizar a cidade para as pessoas e isso vai demorar, pois é uma mudança cultural”, explicou Vellozo. Entre as ideias apresentadas estão o “morar, trabalhar e se divertir andando a pé ou de bicicleta. Fios enterrados, calçadas largas e ciclovia”.
– O mais importante é mostrar a liderança, mostrar em cada gesto que existe um projeto coletivo. Não é para se esconder dos problemas. Quando a gente faz uma reflexão mais organizada, a gente consegue despertar o que se tem de melhor – concluiu o palestrante.
O vice-prefeito de São Fidélis ressaltou a importância do Sebrae-RJ neste processo.
– Temos que mostrar atitude, os gestores e os municípios devem estar apoiando um ao outro. Nisso está a importância do Sebrae que coopera muito para esse processo. Por exemplo: Macaé gera renda para o nosso município, pois muita gente trabalha aqui na cidade. – disse Alexandre Rosa.
O presidente do Fumdec também destacou o trabalho do Sebrae-RJ. “Estou impressionado com a capacidade técnica do Sebrae nesses cinco meses que estou à frente do Fumdec”, pontuou.
Técnicos, o gerente regional do Norte Fluminense, Gilberto Soares, e o diretor superintendente da Região Norte do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez, participaram do Encontro Regional com os Prefeitos e Prefeitas – Agenda para Cidades Empreendedoras. “O objetivo é apresentar como o Sebrae pode ajudá-los no fomento às micro e pequenas empresas, como por exemplo, a lei geral das Micro e Pequenas Empresas, o Lidera Rio e ações de capacitação para empresários com esse foco”, explicou Gilberto Soares.
Fonte : Prefeitura de Macaé